Da 'Academia' à 'Democracia': Mário Travaglini completaria 88 anos

Ex-técnico foi campeão paulista e brasileiro pelo Palmeiras, na década de 1960, e estadual pelo Corinthians em 1982

Ex-técnico foi campeão paulista e brasileiro pelo Palmeiras, na década de 1960, e estadual pelo Corinthians em 1982

0002050464626 img

São Paulo, SP, 30 – Mário Travaglini, um dos maiores técnicos do futebol brasileiro, completaria 88 anos neste 30 de abril. Considerado um dos percursores da implementação do futebol moderno, marcou época na “Academia” do Palmeiras e na “Democracia Corintiana”.

Natural de São Paulo, o zagueiro Mário Travaglini iniciou a sua relação com o futebol no Ypiranga, em 1953. Em sua rápida carreira como jogador, o paulistano ainda passou por Palmeiras, Nacional e Ponte Preta.

Após se aposentar do futebol aos 29 anos, chegou a trabalhar no departamento de patrimônio da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, aproveitando-se do diploma de economista.

Foto: Fabio Rubinato/Arquivo/FPF

Foto: Fabio Rubinato/Arquivo/FPF

ACADEMIA
O seu amor pelo futebol falou mais alto e Travaglini iniciou na base do Palmeiras em 1963. No mesmo ano, assumiu interinamente a equipe principal pela primeira vez, entre as passagens dos técnicos Geninho e Sílvio Pirilo.

 Foto: Acervo histórico/Palmeiras

Foto: Acervo histórico/Palmeiras

Três anos depois, assumiu efetivamente o comando do elenco profissional, dando continuidade ao trabalho de Fleitas Solich.

Sob o comando palmeirense, Mário Travaglini venceu o Paulistão de 1966 e a Taça Brasil 1967, equivalente ao atual Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, passou a assumir funções administrativas alviverde, até deixar o Palmeiras em 1971.

SEQUÊNCIA
Travaglini se mudou para o Rio de Janeiro em 1972, onde assumiu o comando técnico do Vasco. Campeão brasileiro em 1974, permaneceu no Cruz-Maltino até 1975. Ainda em solo carioca, foi campeão carioca pelo Fluminense em 1976.

 Foto: Agência Corinthians/Divulgação

Foto: Agência Corinthians/Divulgação

O treinador então, aceitou o convite para ser supervisor-técnico da Seleção Brasileira de Claudio Coutinho. Pelo selecionado nacional, conquistou o Pan-Americano de 1979.

DEMOCRACIA
Após deixar a Seleção Brasileira, o treinador passou por Portuguesa, Operário-MS e Ferroviária, antes de retornar à capital paulistana, mas desta vez, para treinar o Corinthians.

Sob o comando de craques que lideraram a “Democracia Corintiana” como Wladimir, Sócrates e Casagrande, Travaglini conquistou o Campeonato Paulista de 1982.

No ano seguinte, mudou-se para o clube do Morumbi e chegou ao vice-campeonato estadual, sendo superado justamente pelo Corinthians. Ainda retornou ao Palmeiras, em 1985, e passou por Vitória-BA, XV de Piracicaba, Botafogo e São Bento, antes de se aposentar do futebol, em 1991. Travaglini faleceu no 20 de fevereiro de 2014, em São Paulo, aos 81 anos, vítima de um tumor cerebral.

player