Ferroviária orgulhosa de ter jogadora na Copa do Mundo Feminino
Em 2022, Aline Gomes disputou sua primeira competição com Seleção Brasileira de base, com a conquista do Sul-Americano sub-17, no Paraguai
A atacante e artilheira da Ferroviária, Aline Gomes, é a única representante grená no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo feminina
Araraquara, SP, 29 (AFI) – A atacante e artilheira da Ferroviária, Aline Gomes, é a única representante grená no grupo da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo feminina. A lista foi anunciada nesta terça-feira (27), pela técnica Pia Sundhage, e a camisa 7 das Guerreiras está entre as três suplentes. É o coroamento de um trabalho de anos feito pelo clube em cima da modalidade.
Com está convocação, Aline Gomes se torna a primeira jogadora formada na Ferroviária a ser convocada para integrar os grupos do sub-17, sub-20 e profissional em Copa do Mundo das respectivas categorias. O feito aconteceu em menos de um ano.
ANO DE OURO!
Em 2022, Aline Gomes disputou sua primeira competição com Seleção Brasileira de base, com a conquista do Sul-Americano sub-17, no Paraguai. Ela foi a vice-artilheira, com seis gols marcados. Posteriormente, esteve no Mundial da categoria, onde marcou dois gols, mas que acabou eliminada nas quartas de final pela Alemanha.
Com a Seleção sub-20, Aline foi uma das boas surpresas na lista para a disputa da Copa do Mundo sub-20, comandada por Jonas Urias. Disputada na Costa Rica, a equipe conquistou o histórico terceiro lugar, derrotando a Holanda na decisão. Na campanha geral, a atacante grená marcou dois gols.
NA PRINCIPAL
Após uma excelente performance no sub-20 e muitos elogios vindos da técnica sueca Pia Sundhage, o nome da Aline é falado pela primeira vez na Seleção Principal para a Data FIFA de abril, na disputa da Finalíssima e o amistoso contra a Alemanha, marcando seus primeiros minutos.
Está é a segunda vez que a jogadora de 17 anos, 11 meses e 21 dias integra o grupo da Seleção principal. Ela também é a jogadora mais jovem do grupo de 26 atletas – sendo 23 na lista oficial e mais 3 suplentes – que estará na Austrália.
A Copa do Mundo feminina acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. A estreia da Seleção Brasileira será no dia 24 de julho diante do Panamá. Na sequência do Grupo F, o Brasil jogará com a França, no dia 29, em Brisbane (AUS), fechando a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).
Antes da viagem para a Copa do Mundo, a Seleção enfrenta o Chile no dia 2 de julho, domingo, às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF).
ALINE GOMES AMARO
Natural de Tabatinga, a 60 km de Araraquara, e perto de completar 18 anos no próximo dia 7, Aline Gomes Amaro, é filha de Zilma Gomes Ferreira Amaro e Daniel Amaro. Tendo o irmão Lucas como principal inspiração, deu seus primeiros dribles nas quadras de futsal da sua cidade natal.
A jovem chegou na Ferroviária em 2019, através de uma seletiva do clube, ganhando destaque na base em 2020, em meio a pandemia de Covid-19.
Em sua primeira competição oficial, o Paulista sub-17, em 2020, Aline ajudou a equipe a chegar na final, mas que acabou superada pelo Santos, ficando com o vice-campeonato.
Em 2021, aos 15 anos, 11 meses e 17 dias, ela tem sua primeira oportunidade na equipe de Lindsay Camila, no Brasileirão Feminino A1, diante do Flamengo. Já com 16 completados, na partida seguinte, o primeiro confronto das quartas de final do campeonato, ela marcou seu primeiro gol com o profissional, o gol que colocou as Guerreiras na frente da decisão, vencendo por 3 a 2 o Santos, na Fonte Luminosa. No mesmo ano, com a base, conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Sub-16, vencendo o Santos na final.
Na temporada de 2022, Aline integrou o sub-20 na reta final do Paulista da categoria, marcando o gol que deu o título inédito diante do São Paulo, em jogo único na Fonte Luminosa.
Já em 2023, com 15 jogos disputados pelo Brasileiro, a camisa 7 é a artilheira grená com 10 gols marcados. Ela ocupa o terceiro lugar na artilharia geral da competição. Nas assistências, ela serviu suas companheiras cinco vezes, todas pelo nacional.
Pelo Paulista, marcou seu primeiro gol da temporada contra o Taubaté, na sétima rodada.
Confira também:
- PAULISTA FEMININO: Palmeiras é derrotado para o São Paulo no clássico em casa
- PAULISTA FEMININO: Corinthians vence São José em quinto triunfo consecutivo
- PAULISTA FEMININO: Fora de casa, Red Bull Bragantino vence Ferroviária
- SÉRIE D: Ferrão segue melhor e Santa Cruz perde a liderança
- PAULISTA FEMININO: Santos bate Taubaté de virada e matém vice-liderança