Há 70 anos, São Bento se tornava clube de futebol profissional
Aos 70 anos, o Azulão de Sorocaba se organiza para disputar a Copa Paulista, visando retornar para um campeonato nacional
O Bentão chegou aos 70 anos de história, mas não tem muito o que comemorar, já que caiu no Paulistão e joga a vida na Copa Paulista
Sorocaba, SP, 26 (AFI) – Sem muito que comemorar o Esporte Clube São Bento completa hoje, dia 26 de junho, seus 70 anos de profissionalismo. Fundado em 14 de setembro de 1913, após quatro décadas de amadorismo, o Bentão ingressou no cenário do futebol profissional em 1953.
SUBSTITUIR O CAV
Com a morte do Comendador Pereira Inácio em 14 de fevereiro de 1951, o comando das Indústrias Votorantim, foram assumidos pelo seu genro, o engenheiro José Ermírio de Moraes, que em 1953 retirou o apoio financeiro para a manutenção do time profissional do Clube Atlético Votorantim, que havia representado a cidade de Sorocaba no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual Série A2) por cinco temporadas (1948-1952). Lembrando que na época Votorantim era um distrito de Sorocaba.
DIRETORIA AUTÔNOMA
Logo ao saber da notícia, um movimento realizado por uma comissão de sorocabanos encabeçada por Plinio Miguel teve a ideia de profissionalizar o Alviceleste para ocupar o lugar do CAV. O movimento ganhou grande apoio da cidade, porém o sonho seguia “barrado” pelo presidente do São Bento, Dr. Humberto Reale, que temia pelas grandes dificuldades financeiras de se manter um time profissional.
DIA D
Depois de muitas conversas entre a comissão e a diretoria beneditina, foi realizada uma reunião definitiva na noite do dia 26 de junho de 1953, que culminou com a criação o departamento de futebol profissional do clube, assumido diretoria autônoma que ficou encarregada de todo compromisso para disputa da Segunda Divisão daquele ano.
Da fábrica Votorantim, além da grande contribuição financeira, José Ermírio de Moraes disponibilizou para montagem do elenco do São Bento, os passes dos atletas do CAV. Em seguida, o Bentão fez inscrição junto à FPF, trouxe o argentino Alfredo Gonzalez como técnico e começou a fazer adequações em seu estádio para a disputa da Segunda Divisão de 1953.
FOCO NA COPA PAULISTA
Com o gramado do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) em reformas, o São Bento estreia na Copa Paulista contra o Mirassol, no próximo sábado, dia 1° de julho, às 15h, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, cidade que fica cerca de 60 quilômetros de Sorocaba. O Bentão faz parte do Grupo 1, ao lado de Comercial, Grêmio Prudente, Noroeste, Marília e Mirassol.
Confira também:
- Série D: Caxias vai ao mercado em busca de três novos reforços
- Copa Paulista: Santo André vai disputar a competição com o elenco Sub-20
- Série D: XV de Piracicaba se reapresenta para realizar ajustes visando confronto com a Ferroviária
- Série D: Operário-MS acerta com técnico Leocir Dall'Astra
- Série C: Altos-PI acerta com técnico Luan Carlos para sequência