Segundona: Torcida pede a cabeça de cartola e time espera por salário

Mesmo classificado, o clube enfrenta sérios problemas. A torcida pede a saída do presidente e o time implora por pagamento de salário atrasado.

Além do protesto, nesta quarta-feira (dia 21), o elenco aguarda ansioso pelo pagamento, que deveria ter acontecido no início do mês.

Segundona Paulista - América
Torcida quer cartola fora do América. Foto: Reprodução Vídeo

São José do Rio Preto, SP, 19 (AFI) – Mesmo classificado à segunda fase do Campeonato Paulista Sub-23 – Segunda Divisão, o América tem muitos obstáculos para superar. A torcida não aguenta mais a administração do presidente Luiz Donizette Prieto, mais conhecido como Italiano. Ele foi xingado e viu em faixas expostas no Teixeirão o grau de revolta dos torcedores. Além disso, nesta quarta-feira (dia 21), o elenco aguarda ansioso pelo pagamento, que deveria ter acontecido no início do mês.

Entre as faixas espalhadas nas arquibancadas do estádio, duas delas chamavam a atenção. Uma delas dizia: “Italiano, vc destruiu o América”. Na outra: “Fora, Italiano: a torcida te odeia.Fora!”. O presidente foi flagrado pelas câmeras de televisão tentando se esconder de alguns torcedores furiosos.

A insatisfação e revolta se deve à situação ruim do América, fragilizado e disputando a Segundona Paulista há anos apenas por participar, sem chances reais de acesso. Outrora tradicional e forte, o América disputa a última divisão estadual há nove anos. É hoje um clube sem um projeto e sem direção, enfrentando sérias dificuldades financeiras e administrativas.

Segundona Paulista - América
Torcedores esqueceram o jogo para protestar no Teixeirão


No início da temporada, o clube chegou a anunciar a criação da SAF – Sociedade Anônima do Futebol – que passou a ser uma esperança para a torcida. Mas rapidamente o acordo com os investidores foi desfeito. O empresário Rubens Romanini seria o gestor do clube, mas tudo se acabou tão rapidamente como começou em poucos dias.

TIME ESPERA POR SALÁRIO

Após o apito final no jogo de sábado, o técnico Márcio Ribeiro desabafou. Ele enalteceu o grupo de atletas por superar todas as dificuldades encontradas, como o atraso de salário, a falta de estrutura e até mesmo de uma alimentação decente. De acordo com o técnicos, os jogadores estão na base do “arroz com feijão e ovo”.

“Seria muita injustiça a gente não passar, não pelo futebol ou pela qualidade, mas sim pelo que esses meninos passam no dia a dia no clube. Eles não reclamam de nada. Temos que melhorar, temos que dar uma condição melhor para eles. Eles têm que ter no mínimo alimentação, um trabalho digno. Eles estão lutando muito sempre com o profissionalismo”, comentou, o treinador americano.

Por fim, ele ressaltou que espera que a direção do clube cumpra a promessa de quitar, nesta quarta-feira (dia 21) um mês de salário. “Eles não querem bife no prato mais, porque sabem que isso não vai resolver. Eles querem pagar um boleto, uma conta de água, uma conta de telefone. Eles precisam receber o que lhes é de direito” – concluiu o técnico, um apaixonado pelo futebol e que tem trabalhado de graça e pelo amor ao clube.

Segundona Paulista - América
Rubens Romanini seria o gestor da SAF, mas o negócio acabou da noite para o dia

VAGA NO CAMPO
Apesar de tantos problemas, o América, fez o dever de casa e conseguiu a sua classificação para a segunda fase, com uma rodada de antecedência. Venceu por 2 a 1, a Inter de Bebedouro, no último sábado(17), no Teixeirão, nos acréscimos e, no último lance do jogo válido pela penúltima rodada do Grupo 2

Com o triunfo, o Rubro chegou aos 12 pontos e passou de fase. No entanto, o time vermelhinho ainda precisa avançar mais uma fase para evitar de vez o rebaixamento para a Quinta Divisão Paulista em 2024, conforme determina o regulamento da competição. Com o revés sofrido em Rio Preto, o representante de Bebedouro não tem mais chances de classificação, portanto, está rebaixado à nova quinta divisão em 2024.

Confira também: