Como ficam Ponte Preta e Guarani após o dérbi?

O que o Guarani precisa para voltar ao G-4 e o que a Ponte Preta precisa para deixar o Z-4. Acompanhe análise do que pode acontecer com o Dérbi 205.

Derbi-Ponte-preta-Guarani
Ponte Preta venceu último dérbi no Majestoso. Foto: Alvaro Jr - AAPP

Campinas, SP, 19 (AFI) – Se até na disputa do palitinho pontepretano não admite perder para bugrino e vice-versa, imagine no confronto direto das equipes e com peso neste Campeonato Brasileiro da Série B?

Os três pontos conquistados pelo Mirassol sobre o Vitória, com o resultado de 2 a 0, na noite desta sexta-feira, tirou o Guarani do bloco do G-4, colocando-o na quinta colocação com 12 pontos. Logo, o time bugrino se vê obrigado a vencer o dérbi campineiro da noite deste domingo, para recuperar o status no pelotão de cima, pois assim chegaria a 15 pontos.

E o empate? Aí o jeito é fazer contas e depender de combinações de resultados, a começar por ‘secar’ o Botafogo de Ribeirão Preto, com os mesmos 12 pontos, para que no máximo empate com o Sport, em Recife, às 16h deste sábado, pois assim o Guarani ainda se prevaleceria no critério saldo de gols.


Só isso? Não. Quinze minutos após o início do dérbi deste domingo, também jogam CRB e Vila Nova, em Alagoas. Se o time goiano vencer, vai pular para 14 pontos e assim superará os bugrinos.

PONTE NO Z4

Encrencada no Z4 da competição, na 17ª posição, com míseros cinco pontos, a ordem na Ponte Preta é vencer para fugir desta incômoda posição. Com o empate sem gols diante do Atlético Goianiense, na noite desta sexta-feira, em Goiânia, o Avaí subiu apenas para sete pontos, num indicativo direto que seria superado pela Ponte Preta na hipótese dela vencer o dérbi campineiro e chegar a oito pontos.

Isso, claro, independentemente dos resultados daqueles que estão atrás dela, como Tombense, Juventude e ABC.

E SE EMPATAR?

Caso o dérbi termine empatado, a Ponte Preta só terá chances de fugir do Z4 com derrotas de três concorrentes. Primeiro: que o Juventude, com três pontos, na condição de visitante, não vença a Chapecoense, a partir das 11h deste sábado. Se chegar a seis pontos e duas vitórias, já será o suficiente para superá-la.

Também precisa esperar que Sampaio Corrêa e CRB, mandantes de seus jogos neste final de semana contra ABC e Vila Nova, respectivamente, sejam derrotados. Ambos chegaram à rodada do final de semana com os mesmos cinco pontos dos pontepretanos, porém com saldo negativo menor: quatro e dois respectivamente, enquanto a Ponte Preta tem cinco.

Logo, se igualmente empatarem, continuarão se prevalecendo sobre a Ponte Preta, todos com seis pontos, nesta linha de raciocínio. A Ponte já sabe que o Tombense continua atrás dela, com quatro pontos, após ter sido derrotado pelo Londrina por 2 a 0, nesta sexta-feira, na condição de mandante.

Quanto ao lanterna ABC, mesmo que ganhe do Sampaio Corrêa, a partir das 17h deste sábado, no Maranhão, ainda não alcança a Ponte Preta.