Marcelo Bielsa é oficializado como técnico do Uruguai

O treinador chega com a missão de levar a seleção à Copa do Mundo de 2026, que será disputada no México, Estados Unidos e Canadá.

O anúncio oficial acontece dias depois de veículos de imprensa do país terem antecipado o acerto, que só não foi anunciado após assinatura

Copa do Mundo - 2026
'El Loco' - Marcelo Bielsa assume Uruguai

São Paulo, SP, 15 – A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) anunciou de forma oficial, nesta segunda-feira, em suas redes sociais, o argentino Marcelo Bielsa como novo técnico do Uruguai. O treinador chega com a responsabilidade de levar a seleção à Copa do Mundo de 2026, que será disputada no México, Estados Unidos e Canadá.

O anúncio oficial acontece dias depois de veículos de imprensa do país terem antecipado o acerto, que só não foi sacramentado antes porque o contrato ainda não havia sido assinado.

O argentino, de 67 anos, negociava com os dirigentes desde março. Com passagens pelas seleções da Argentina e do Chile, Bielsa estava desempregado desde fevereiro de 2022, quando foi demitido do Leeds United, da Inglaterra.

Entre as várias postagens feitas pela entidade que comanda o futebol no Uruguai, uma delas traz uma citação que remete a um discurso comum do treinador. “O público exige jogo e emoções”, diz a frase no post.
ESTREIA EM JUNHO

A estreia do novo comandante está, inicialmente, prevista para acontecer na data Fifa marcada para junho. Nesses dois amistosos, a seleção uruguaia vai enfrentar Cuba e Nicarágua.

O anúncio foi feito por meio de diversas postagens nas redes sociais mostrando um pouco do perfil do novo comandante, que chega para a função trazendo dois auxiliares, dois analistas de desempenho e ainda um fisiologista. A folha de pagamento da nova comissão técnica gira em torno de US 4 milhões (R$19,7 milhões) por ano.

“El Loco”, como é conhecido Marcelo Bielsa, assume o cargo até o final das Eliminatórias para a Copa do Mundo. De acordo com o jornal Ovación, o vínculo tem renovação automática em caso de classificação. Outro grande teste, além das Eliminatórias, vai ser a disputa da Copa América de 2024, que vai ser realizada nos Estados Unidos.