Paysandu Goiás
Paysandu x Goiás - Final inédita na disputa pelo título da Copa Verde

Papão da Curuzu busca largar com pé direito na caminhada pelo quarto título, enquanto Esmeraldino faz sua primeira decisão da história

Paysandu, maior campeão, busca manter hegemonia e seguir isolado, já Esmeraldino faz sua primeira final e mira, assim, título inédito

Paysandu Goiás 2018
Papão e Esmeraldino não duelam desde 2018 (Foto: Jorge Luiz - Paysandu)

Belém, PA, 16 (AFI) – O Paysandu faz a sétima final na história da Copa Verde, a sétima diferente. Tricampeão, o Papão da Curuzu busca a quarta conquista na competição frente ao Goiás, que estreia em decisões, tendo a melhor campanha em 2019, quando foi semifinalista e terminou eliminado pelo Cuiabá nos pênaltis; partida de ida será disputada nesta quarta-feira (17), às 20h, no Mangueirão.

O Paysandu, tal como o Verdão do Centro-Oeste, tem uma derrota durante a campanha, justamente quando despachou o arquirrival Remo na semi. O Esmeraldino, por outro lado, se vingou do Dourado e assegurou assim a segunda vaga na final, que será a décima — também distinta — de todo o histórico do campeonato.

PAPÃO MODIFICADO

Com desfalques por lesão e ausências de jogadores inscritos, pois alguns chegaram após período de inscrição, o Paysandu tem 16 baixas dentre as 37 peças do atual elenco. Uma das maiores dificuldades de Marquinhos Santos é quanto à definição da armação, justamente por conta desses desfalques.

No departamento médico do Paysandu, o goleiro Thiago Coelho e o atacante Stéfano Pinho poderão ficar de fora inclusive da volta. Sem ter lateral-direito de origem, o Papão tem João Vieira improvisado, enquanto Fernando Gabriel volta a ficar à disposição por conseguir se recuperar de incômodo no posterior da coxa esquerda.

Paysandu eliminou Remo
Bicolor despachou rival Remo durante a semifinal (Foto: John Wesley – Paysandu)

O comandante do Papão diz que ainda não teve tempo de treinar sua filosofia. Ainda que seja importante ganhar a Copa Verde, o treinador reconhece a curta preparação: “Tempo para treinar é o que mais importa. Estou conhecendo os atletas no vestiário, mas não temos tempo para treinar com eles, pois é nos jogos que coloco e desenvolvo um plano de jogo. Com o término do Parazão e Copa Verde, tenho certeza que vamos evoluir, trazendo também atletas, ganhando tempo de treino e qualificar o elenco para o objetivo principal da temporada”, disse Marquinhos.

ESMERALDINO MANTIDO

Ao contrário do Paysandu, o Goiás chega para a decisão sem muito mistério. Da lista de relacionados da vitória sobre o Botafogo, último invicto no Brasileirão, são três certezas: Tadeu já está recuperado de uma fratura no quinto dedo e será opção no banco, assim como Wendell, cria da base; Morelli segue como desfalque.

Por outro lado, Vinícius tem retorno incerto para enfrentar o Paysandu, já que estava com entorse no tornozelo. O volante Diego, porém, não conseguiu ser inscrito na competição e também é ausência nos alviverdes; Fellipe Bastos e Felipe Ferreira disputam a vaga no meio-campo junto a Zé Ricardo e Willian Oliveira.

Pensando já na próxima temporada, caso seja campeão contra o Paysandu, o técnico Emerson Ávila comentou sobre a importância do torneio. Emerson falou ainda a respeito de garantir um resultado positivo na ida: “É uma conquista muito importante porque nos dá um avanço na Copa do Brasil. A gente não pode pensar de maneira alguma que, por estarmos na Série A, isso já é algum tipo de vantagem. Pelo contrário, temos que respeitar muito o Paysandu e encarar os dois jogos com muita responsabilidade. Temos que buscar um bom resultado”, declarou Ávila.

FICHA TÉCNICA

Paysandu
Paysandu
Goiás
Goiás
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
17/05/2023
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Alisson Sidnei Furtado (TO)
Fase Assistentes:
Cipriano da Silva Sousa (TO)
Fábio Pereira (TO)
Fase VAR:
Thiago Duarte Peixoto (SP)
Fase Estádio:
Mangueirão
Fase Local:
Belém (PA)

Confira também: