Jogo sem torcida não é vantagem ao Guarani contra o Sport

A natural evolução das coisas da modalidade relativizaram esse conceito de que prevaleciam no passado, os chamados fatores campo e torcida.

Sport tem que atuar com portões fechados em razão da confusão no jogo contra o Vasco da Gama, ainda pela Série B de 2022.

Série B - Guarani
Guarani busca reabilitação em Recife. Foto: Thomaz Marostegan - GFC

Campinas, SP, 6 (AFI) – Outrora prevalecia um jargão popular que mandantes de partidas de futebol se prevaleciam dos chamados fatores campo e torcida, mas a natural evolução das coisas da modalidade relativizaram esse conceito.

Primeiro porque gramados de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro são relativamente bem cuidados, diferentemente dos ‘morrinhos artilheiros’ do passado, que beneficiavam o time da casa.

Evidente que o ‘calor’ da torcida do mandante transfere aos jogadores mais segurança, mas daí a caracterizar isso como grande vantagem é um exagero.

O Sport Recife vai recepcionar o Guarani, a partir das 19h deste domingo, sem apoio de sua torcida, pois cumpre punição imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBF, tendo que atuar com portões fechados em razão da confusão no jogo contra o Vasco, ainda pela Série B de 2022.

CEARÁ

Logo, não vai faltar torcedor bugrino fazendo comparativo com o jogo diante do Ceará, em Fortaleza, ocasião em que o mandante também atuou com portões fechados e sofreu goleada por 3 a 0, na segunda rodada desta Série B. À época, a justificativa pela ausência de torcedores foi punição também imposta pelo STJD por confusão e invasão de campo no jogo contra o Cuiabá, em 2022.

É preciso distinguir que contra o Ceará o Guarani acertou partida ajustadíssima, soube explorar principalmente a ausência do bom quarto-zagueiro Luiz Otávio do time cearense, e se impôs, o que não significa que a ausência de público teve peso fundamental, na ocasião.

Logo, na preleção visando a partida contra o Sport, é natural que o treinador Bruno Pivetti, do Guarani, separe bem as coisas e deixe claro à boleirada que suposta vantagem ao seu time só será construída se os jogadores mostrarem atitude, personalidade e se ombrearem ao adversário.

Confira também: