SÉRIE D: Após rebaixamento em 2022, Atlético-CE, Ferroviário-CE e Brasil-RS estreiam
Outros dois destaques são ASA-AL e Tocantinópolis-TO, que bateram na trave em 2022, chegando às quartas de final
Campinas, SP, 05 (AFI) – Depois de 16 jogos movimentarem o sábado, a Série D do Campeonato Brasileiro seguirá com outros 14 jogos da primeira rodada neste domingo. Destaque para o trio Atlético-CE, Ferroviário-CE e Brasil-RS, que chegam com certo favoritismo por terem disputado a Série C em 2022, assim como o Campinense-PB, que jogou no sábado.
A rodada só será finalizada com dois jogos na segunda-feira, incluindo o do Santo André, último paulista a entrar em campo diante do Democrata GV-MG.
VIERAM DA SÉRIE C
O Brasil é o primeiro a entrar em campo do trio que veio da Série C. Às 15h, visita o Concórdia pelo Grupo A8. O adversário é o time desta edição que há mais tempo não disputa a Série D, pois jogou em 2012, ou seja, há 11 anos.
A dupla cearense joga mais tarde. Às 16h, o Atlético visita o Maranhão e, às 17h, o Ferroviário recebe o Fluminense-PI, ambos pelo Grupo A2.
ESTREANTES NA SÉRIE D
Entre os times que disputam pela primeira vez a competição, estreiam neste domingo São Francisco-AC (Grupo A1), Iguatu-CE e Nacional-PB (Grupo A3), Cruzeiro-AL (Grupo A4), Democrata GV-MG (Grupo A6) e Camboriú-SC (Grupo A8).
FICARAM NO QUASE EM 2022
Outros dois destaques são ASA-AL e Tocantinópolis-TO, que bateram na trave em 2022, chegando às quartas de final, uma fase antes do acesso. Os alagoanos estreiam diante do Jacuipense-BA, fora de casa, no Grupo A4, enquanto os tocantinenses visitam o Parnahyba-PI, pelo Grupo A2.
COMO FOI EM 2022
Na última temporada, o acesso foi conquistado por São Bernardo-SP, Pouso Alegre-MG, Amazonas-AM e América-RN. O América coroou a campanha com título diante do Pouso Alegre. Portuguesa-RJ, Caxias-RS, Tocantinópolis-TO e ASA-AL bateram na trave ao serem eliminados nas quartas de final e estão na disputa novamente.
FORMATO DA SÉRIE D
Assim como em anos anteriores, a primeira fase contará com 64 times divididos regionalmente em oito grupos com oito integrantes, que jogam em turno e returno.
Ao fim de 14 rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, em que se inicia o mata-mata até a final, sempre em dois jogos. Apenas os quatro semifinalistas garantem o acesso.