AMAZONENSE: Amazonas FC fatura título inédito no Barezão
Clube fundado em 2019, e que joga esse ano Série C do Brasileiro, escreve seu nome na história do 107º Campeonato Amazonense
Equipes haviam empatado sem gol no primeiro jogo da decisão. Amazonas FC foi superior, e conquistou o título Amazonense
Manaus, AM , 23 (AFI) – O Amazonas tem novo campeão estadual. Na segunda final do “Barezão 2023″, a edição 107 da história do Campeonato Amazonense, o Amazonas Futebol Clube venceu o Manauara Esporte Clube por 1 a 0, gol de Luan Santos aos 26 minutos do segundo tempo e faturou seu primeiro título no estadual em sua história.
A decisão ocorreu neste domingo cedo no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. No primeiro jogo Onça e Pintada e Robô tinham ficado no 0 a 0 Por ter melhor campanha o Amazonas jogava por dois empates.
Na lista dos campeões do estado, o Nacional segue como o maior vencedor com 43 conquistas, contra 17 do Rio Negro, e sete de Fast Club e São Raimundo, e cinco do Manaus. O Amazonas passa a integrar essa lista de vencedores com uma conquista.
Primeiro título estadual em quatro anos
O mais novo campeão amazonense, a Onça Pintada da Zona Leste de Manaus, foi fundada em 23 de maio de 2019, e com quatro anos de vida, fatura seu primeiro título e ainda no ano passado faturou o acesso para a Série C do Brasileiro deste ano.
Neste estadual o Amazonas, comandado pelo técnico Rafael Lacerda foi o melhor time da primeira fase com seis vitórias, um empate e uma derrota em oito jogos, 17 gols pró e três sofridos. Nas quartas fez 2 a 1 e 2 a 0 no Operário-AM; nas semifinais eliminou o maior vencedor de títulos do estado, o Nacional, 1 a 0 e 0 a 0. e nas finais, jogando pelos empates, ficou no duplo 0 a 0 com o Manauara, ganhando seu primeiro estadual da história.
Jogo devagar, 0 a 0
A final foi marcada por um primeiro tempo em “marcha lenta”, com poucas chances criadas e o placar sem gols. No primeiro tempo no “Zamithão”, a primeira boa chance foi do Manaura com Marcelinho livre pegando de primeira e mandando por cima. Na resposta do Amazonas, aos seis, Alison fez 1 a 0 , escorando um cruzamento de Yuri, mas o VAR pegou impedimento. Depois desses dois lances Onça e Robô pouco produziram de efetivo até os 25 minutos, errando sempre na última bola.
No entanto, aos 27 após de um cruzamento da canhota de Dal Pian, o atacante Clemente subiu e testou para fora assustando o goleiro Deijair, do Robô. O Manauara chegou aos 39 num chute de Ítalo da entrada da área por cima, e o Amazonas respondeu aos 40 minutos com Milano mas isolou. E ficou nisso, 0 a 0.
Onça marca e garante o título
No segundo tempo o jogo melhorou muito no Zamithão. Onça e Robô se soltaram mais e buscaram o gol quase o tempo todo.
Ruan emendou por cima aos quatro para o Amazonas, mas Luiz Renan respondeu aos seis para o Manauara, que quase marcou com uma “bike” de Iury Tanque na trave aos 16, e ainda com Dal Pian aos 17 minutos.
O jogo estava lá e cá, mas o Amazonas foi mais eficiente e aos 26 marcou com Luan Santos, em boa jogada da Rafael Tavares e Ruan. Esse último emendou o cruzamento e pegou Luan que mandou para as redes de Deijair, 1 a 0 no Zamithão. Depois de tomar o gol o Robô saiu para o tudo ou nada nos 15 minutos finais, mas se abriu e quase tomou o segundo nos contragolpes perigosos da Onça. No fim Ítalo se enroscou com Ruan e foi expulso deixando o Manaura com dez. O Amazonas ainda segurou a pressão do Manauara no fim, e celebru seu primeiro título estadual.
Amazonas 1×0 Manauara
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- Segunda
- Data:
- 23/04/2023
- Horário:
- 11:00
- Árbitro:
- Edina Alves Batista-SP
- Assistentes:
- Uesclei Regison Pereira Dos Santos-AM Whendell Saraiva da Silva-AM
- VAR:
- Ivan da Silva Guimarães Júnior-AM
- Cartões Amarelos:
- Amazonas FC: Luan Santos, Miliano
- Manauara : Paulinho, Bruno
- GOLS:
- Amazonas FC : Luan Santos 26 2º Tempo
- Renda:
- Portões Abertos
- Estádio:
- Estádio Carlos Zamith
- Local:
- Av. Cosme Ferreira – Coroado, Manaus – AM