Paulistão: Pela primeira vez desde 1976, apenas um time da capital chegou à semifinal

A edição de 2023 pode ter sido uma decepção para os times da capital de maneira geral, mas para o interior, de fato é uma edição histórica

Pela primeira vez desde 1976, três times do interior figuram os quatro primeiros colocados no Paulistão

Paulistão
Times do interior foram maioria nas semifinais de 2023 (Renato Pizzutto/Paulistão)

Campinas, SP, 09 (AFI) – Neste domingo acontece a final do Paulistão em que Palmeiras ou Água Santa irão levantar a taça de 2023. Apesar de ser uma competição com muitos times do interior paulista participando, dificilmente eles chegam nas fases decisivas da competição.

Um exemplo disso, é que o último time do interior a chegar na decisão da competição foi em 2017, quando a Ponte Preta acabou sendo vice-campeã para o Corinthians. Além de dificilmente serem campeões, é extremamente raro quando mais de um time de fora da capital chega entre os quatro melhores.

Paulistão
Times do interior foram maioria nas semifinais de 2023 (Renato Pizzutto/Paulistão)

TRÊS TIMES DO INTERIOR NA SEMIFINAL

NO Paulistão de 2023, apenas o Palmeiras chegou entre os quatro times a disputar o título, enquanto os times lançados pelo interior foram Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista, Ituano, de Itu, e Água Santa, de Diadema.

A última vez que isso aconteceu, foi em 1976, quando o Verdão mais uma vez foi o único da capital, mas desta vez o time teve como adversários o XV de Piracicaba, o Guarani, de Campinas, e o Botafogo de Ribeirão Preto. Mesmo em menor número, o time da capital foi campeão da edição daquele ano.

Após a fundação dos quatro principais clubes da capital – São Paulo foi o último, em 1930 -, a edição de 1976 havia sido a única em que três deles não estiveram presentes, porém, o ano de 2023 também ficará marcado pelo mesmo fato.

DECISÃO DESTE DOMINGO

Na sequência de quebra de tabus, o Água Santa pode realizar um feito histórico caso vença o Palmeiras nesta tarde. O time de Diadema nunca havia nem avançado para a fase de mata-mata da competição, e agora ainda tem chances de se sagrar campeão em cima de um time da capital.

A grande decisão do Paulistão acontecerá às 16h deste domingo, no Allianz Parque, estádio do Verdão. Apesar de jogar em casa, o Porco precisa correr atrás para se recuperar do prejuízo de ter perdido em Barueri por 2 a 1. O empate dá o título inédito ao Netuno.

Confira também: