SUL-AMERICANA: RB Bragantino tenta repetir campanha; São Paulo e Botafogo também estreiam
Massa Bruta tem apenas uma participação na Sul-Americana e, logo em sua estreia, em 2021, foi vice-campeão
Campinas, SP, 05 (AFI) – Botafogo e Red Bull Bragantino darão o pontapé inicial na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, ambos às 21h e fora de casa. Os cariocas encaram o Magallanes, do Chile, no Estádio El Teniente, na cidade de Rancagua. Já os paulistas vão até Assunção, capital do Paraguai, onde duelam com o Tacuary. O São Paulo também faz sua estreia, diante do Tigre, da Argentina.
BOTAFOGO
O Botafogo está no Grupo A, que já contou com vitória da LDU, do Equador, por 2 a 1, diante da Universidad César Vallejo, do Peru. O clube carioca vai em busca de seu primeiro título do torneio, embora tenha conquistado a extinta Copa Conmebol, em 1993. Na Sul-Americana, as melhores participações do Botafogo foram em 2008 e 2009, quando chegou às quartas de final.
Adversário do Botafogo, o Magallanes participou da fase preliminar da Copa Libertadores da América, mas não conseguiu chegar à fase de grupos. Entrou na segunda fase e eliminou o Always Ready, da Bolívia, com vitórias por 3 a 0 e 3 a 1. Na terceira e decisiva fase, porém, caiu para o Independiente Medellín, da Colômbia, após empate por 1 a 1 e derrota por 2 a 0.
Um dos objetivos do Botafogo é esquecer de vez a campanha no Campeonato Carioca, em que não conseguiu avançar às semifinais, restando apenas a disputa da Taça Rio. O clube buscou alguns reforços, como o meia paraguaio Matías Segovia e o atacante Júnior Santos, mas estes ainda não foram inscritos.
Apesar da maratona de jogos, com o Brasileirão também se aproximando, Luís Castro comemorou a volta do Botafogo às competições continentais.
“Estamos conscientes do que nos espera. Queremos todos os jogadores disponíveis para os desafios que sabemos que surgem para quem está nas competições. Felizmente, o Botafogo tem Copa Sul-Americana, tem Brasileirão, tem Estadual. Felizmente. Há tempos atrás não era assim”, comemorou.
RED BULL BRAGANTINO
Já o Red Bull Bragantino tem apenas uma participação na Sul-Americana e, logo em sua estreia, em 2021, foi vice-campeão, perdendo a final para o Athletico-PR, por 1 a 0. Nesta temporada, o clube foi eliminado nas quartas do Paulistão e na segunda fase da Copa do Brasil.
Nos últimos dias, o Red Bull Bragantino anunciou vários reforços, como o zagueiro Eduardo Santos, do Slavia Praga, da República Tcheca, por empréstimo até o fim do ano, e os atacantes Henry Mosquera, do Envigado, da Colômbia, até 2027, Eduardo Sasha, do Atlético-MG, até 2025, e Ignacio Laquintana, do Peñarol, do Uruguai, até 2027. Por outro lado, sofreu uma baixa importante, já que Artur, seu principal jogador nos últimos, foi para o Palmeiras.
O técnico Pedro Caixinha destacou a importância de um resultado positivo na estreia por se tratar de uma competição curta.
“Sabemos que é um torneio curto, um torneio onde a equipe tem que ser regular e vencer na estreia é importante. O Tacuary é um adversário interessante, vimos dois jogos. Conseguimos nos preparar bem e vamos pensar jogo a jogo”, projetou.
SÃO PAULO
O São Paulo estreia contra o Tigre, da Argentina, adversário com quem fez a final da edição de 2012, quando conquistou seu último troféu continental. A bola rola às 21h30. O grupo do tricolor paulista conta ainda com Tolima (COL) e Academia Puerto Cabello (VEN).
Fora das semifinais do Campeonato Paulista, o time de Rogério Ceni passou as últimas duas semanas trabalhando de olho na sequência da temporada. O São Paulo caiu no Estadual para o Água Santa, time de Diadema que venceu o primeiro jogo da decisão diante do Palmeiras.