"Janela da CBF' vai desfalcar Água Santa na final do Paulistão
O time de Diadema pode ficar sem a maioria dos jogadores para enfrentar o Palmeiras, dia 9 de abril, no Allianz Parque
Como o Água Santa não vai disputar mais nenhuma competição neste ano, já tinha liberado seus jogadores para acertar com outros clubes
Santos, SP, 21 (AFI) – No meio da festa do Água Santa por chegar à final inédita do Campeonato Paulista, o técnico Thiago Carpini levantou um detalhe que pode comprometer seu time na grande final do Paulistão. Devido a primeira ‘janela de inscrição’ do Campeonato Brasileiro, que fecha dia 4 de abril, o time de Diadema pode ficar sem a maioria dos jogadores para enfrentar o Palmeiras, dia 9 de abril, no Allianz Parque, no segundo jogo da final. O primeiro confronto será realizado no dia 2 de abril, no Morumbi.
“Estou muito feliz, mas preocupado. Gostaria que tivesse uma solução para meu time (Água Santa) competir melhor. Uma final digna de Paulistão” – desabafou, como que a implorar aos dirigentes uma saída para esta situação embaraçosa, tão inédita como a chegada do clube à final diante do Palmeiras.
Como o Água Santa não vai disputar mais nenhuma competição neste ano, já tinha liberado seus jogadores para acertar contrato com outros clubes. A primeira janela se abriu dia 11 de janeiro e vai fechar dia 4 de abril, enquanto a segunda janela só vai abrir no dia 3 de julho.
“Como a gente vai segurar e impedir que os jogadores sigam o seu caminho? É difícil. A maioria já assumiu compromisso com outros clubes, mas precisam estar inscritos antes do fechamento da janela. É uma pena, porque a gente queria poder competir nesta grande final” – explicou Thiago Carpini, que ainda no campo, chegou a chorar após a classificação à final.
NINGUÉM SONHA COM FINAL
A verdade é que nem a direção, como a comissão técnica do Água Santa imagina ir tão longe no Paulistão.
Todos já estavam felizes pela boa campanha, com a chegada às quartas de finais e com depois com vaga garantida na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2024. Isso vai dar ao clube um calendário completo na próxima temporada.
Com o futuro garantido, a diretoria do Netuno já programou melhorias no Estádio Inamar, em Diadema, inclusive, com a instalação do sistema de iluminação, que não existe. Por isso, desistiu de participar da Copa Paulista, que acontece no segundo semestre, para cortar gastos.
O técnico admitiu que não esperava nem eliminar o São Paulo nas quartas de finais. E agora, com sua primeira final na carreira, o ex-volante de 38 anos, se vê numa verdadeira sinuca de bico, um bico sem saída. “A competição nos permitiu sonhar mais com as nossas pretensões. Fomos comprometidos, competentes e dedicados” – confessou após conquistar a vaga nas semifinais ao superar o São Paulo no Allianz Parque.
COMO EVITAR A SITUAÇÃO
Hipoteticamente, existiriam duas possibilidades disso não acontecer. Uma delas seria a intervenção da Federação Paulista de Futebol (FPF) para alterar as datas já pré-estabelecidas para os jogos finais. Quase nem há mais tempo útil.
A FPF teria que antecipar o primeiro jogo final para este próximo fim de semana, domingo, dia 23 de março e desrespeitar a ‘Data Fifa’. Mas é algo praticamente impossível, porque há o compromisso com a emissora de televisão (TV Record) para as transmissões dos jogos mais importantes da competição.
As datas finais – dias 2 e 9 de abril – foram estabelecidas, porque a FPF respeitou a ‘Data Fifa” marcada para este fim de semana – dias 25 e 26 de março – para os amistosos internacionais da seleções. O Brasil, por exemplo, vai enfrentar o Marrocos, na África, no próximo sábado, dia 22.
A outra possibilidade seria a CBF alterar o término da ‘Janela de Inscrição’, passando do dia 4 para o dia 10 de abril. Mas existiriam implicações legais por causa do início do Campeonato Brasileiro. A Série B começa dia 14, sexta-feira, e a Série A no dia 15, sábado.
Confira também:
- Como o acompanhamento psicológico pode ajudar jogadores recém-lançados da base
- Paulistão: Água Santa chega ao topo com show da torcida na Vila Belmiro
- Seleção quer definir técnico até abril e mantém Carlo Ancelotti como prioridade
- Ygor Vinhas festeja o Água Santa: 'Colhendo o que plantamos'
- Carpini tira leite de pedra e coloca o Água Santa na final do Paulistão