Atacantes promissores do futebol paulista para ficar de olho em 2023
Guarani e Ponte Preta marcam presença na lista com um nome cada
Dos jovens atacantes que disputaram o Paulistão por clubes de menor expressão, apenas Chrystian Barletta foi negociado com outro clube
Por: Will Castro
São Paulo, SP, 20 (AFI) – Próximo ao encerramento do Paulistão, além das Séries A2 e A3 também caminharem para o fim, veja jovens atacantes do futebol paulista, que podem surpreender em 2023, em matéria especial produzida e apurada pelo jornalista Will Castro, do Portal Futebol Interior.
Lista de jovens do futebol do estado que podem ganhar as manchetes nesta temporada inclui atletas de todas as três principais divisões do Campeonato Paulista.
VEJA A LISTA DE ATACANTES
ELIEL (PONTE PRETA)
Vice-artilheiro do último Campeonato Paulista Sub-20, atrás justamente de Luccas Paraizo, que também aparece na lista, o atacante Eliel, de apenas 20 anos, vem ganhando oportunidades sob o comando de Hélio dos Anjos desde a última temporada, e a torcida da Macaca pede cada vez mais o nome do garoto após boas atuações na Série A2 do Campeonato Paulista.
RAFAEL FREITAS (GUARANI)
Jogador mais jovem da lista, Rafael Freitas tem apenas 17 anos e já virou opção no elenco do Guarani, tendo disputado nove partidas pelo elenco profissional. Sendo uma delas na última temporada, e as outras oito, durante o Campeonato Paulista deste ano.
LUCCAS PARAIZO (PORTUGUESA)
Artilheiro do Campeonato Paulista Sub-20 na última temporada, o atacante Luccas Paraizo, de 20 anos, nem chegou a integrar o elenco da Portuguesa na Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi de cara para o profissional, e um dos destaques do clube durante a campanha que quase levou a Lusa ao rebaixamento no Paulistão.
GABRIEL BARROS (ITUANO)
Pretendido recentemente pelo Santos, o ponta esquerda Gabriel Barros, de 21 anos, é cria das categorias de base do Ituano, onde está até hoje, e foi um dos destaques do Galo de Itu na campanha que levou o clube até a semifinal do Campeonato Paulista nesta temporada.
O jovem atleta chegou a ser emprestado para o Flamengo em 2021, onde disputou partidas pelo sub-20 e pelo profissional, mas não aproveitado, retornou ao seu clube formador.
CHRYSTIAN BARLETTA (CORINTHIANS)
Talvez o principal nome entre as revelações do futebol paulista em 2023, Chrystian Barletta, jogador de 21 anos, disputou a competição estadual pelo surpreendente São Bernardo, que derrotou dois grandes do estado durante a fase de grupos e só parou no Palmeiras, nas quartas de final.
Vale lembrar que, dentre os nomes citados nesta lista, Chrystian é o único dentre os atletas de clubes de menor expressão que foi negociado com outro time.
GIOVANI (PALMEIRAS)
Jovem de apenas 19 anos, o atacante Giovani, que está no Palmeiras desde 2015, quando integrava o elenco do sub-11, e atua pelo lado direito do campo, vem sendo aproveitado pelo técnico Abel Ferreira em 2023, e marcou um gol, além de contribuir com duas assistências no Campeonato Paulista até o momento.
CAIO MATHEUS (SÃO PAULO)
Caio Matheus, atacante do São Paulo, vinha ganhando oportunidades entre os profissionais do Tricolor Paulista da última temporada, quando marcou um gol nas duas partidas que disputou, mas rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em partida da seleção brasileira sub-20 e perdeu o restante do ano.
Apesar disso, o atleta segue em recuperação e em breve deve voltar a ser utilizado por Rogério Ceni entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana
DEIVID (SANTOS)
Principal revelação do ataque do Santos após Marcos Leonardo, Deivid, jogador de apenas 17 anos, foi um dos destaques do Peixe na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, e já iniciou sua transição para integrar o elenco profissional do clube da Vila Belmiro nesta temporada.
VINÍCIUS POPÓ (CAPIVARIANO)
Artilheiro do Campeonato Paulista da Série A3, e também do futebol paulista, pelo Capivariano, o atacante Vinícius Popó tem apenas 22 anos e marcou 12 gols nas 14 partidas que disputou até o momento.
O atleta, vale lembrar, foi promessa das categorias de base do Cruzeiro, e apesar da pouca idade, já rodou também por Sport, Goiás, Azuriz, Betim e Fortaleza sub-23.
QUAIS SEGUEM DISPUTANDO COMPETIÇÕES?
Fato curioso é que, desta lista, apenas Vinícius Popó, Giovani e Eliel tem seus clubes com calendário nos estaduais que disputam, uma vez que a Ponte Preta está nas quartas de final do Campeonato Paulista da Série A2, o Capivariano na mesma fase, porém na Série A3, e o Palmeiras na final do Paulistão.
Confira também:
- Paulistão: Guarani tem interesse em Vinícius Popó, do Capivariano
- Paulista A3: Treinador do São José espera segunda fase complicada
- Paulista A3: Grêmio Prudente confirma mais um atacante para 2ª fase
- Pedro Martins comenta processo de saída de Pezzolano do Cruzeiro
- Cearense: Fortaleza oficializa contratação de Kozlinski, ex-Guarani