Está bem difícil aos 'grandes' disputar a Copa do Brasil

No total, 15 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro foram desclassificados neste ano por clubes de menor prestígio.

Neste meio de semana, por exemplo, o Vasco da Gama, um dos clubes mais tradicionais do Brasil, foi desclassificado pelo ABC

América-MG encara o Santa Cruz por uma vaga nas terceira fase da Copa do Brasil
América-MG eliminou o Santa Cruz na Copa do Brasil (Foto: Mourão Panda - América)

Campinas, SP, 17 (AFI) – Os números não mentem. A Copa do Brasil, competição que mais dá dinheiro aos clubes de futebol de nosso País, deixou de ser um torneio onde só os grandes têm espaço. Os chamados pequenos clubes, que têm patrimônio pobre e pouca torcida, começam a dominar essa Copa e a tirar da briga clubes muito mais conceituados e de tradição de nosso País.

Neste meio de semana, por exemplo, o Vasco da Gama, um dos clubes mais tradicionais do Brasil, foi desclassificado pelo ABC, de Natal. Diante dessa surpresa, fui pesquisar sobre o assunto e fiquei surpreso quando descobri que nada menos do que 15 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro foram desclassificados neste ano por clubes de menor prestígio.

OS ELIMINADOS DAS SÉRIES A E B
Da Série A  foram quatro clubes: Vasco, Cuiabá, Goiás e Red Bull Bragantino. Da Série B, já caíram fora 11 clubes: Juventude, Chapecoense, Ceará, Atlético Goianiense, Avaí, Criciúma, Londrina, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Vila Nova e Vitória.

Fica explícito, portanto, que algo de novo está ocorrendo no futebol do País. Ou os pequenos aprenderam uma forma de crescer ou os chamados grandes deixaram de ter times competentes e fortes como tinham no passado. Acho que esta segunda opção é a que melhor explica este fenômeno.

CONFRONTOS DA LIGA DOS CAMPEÕES

No texto de quinta-feira, eu disse que seria hoje (sexta) pela manhã a divulgação da tabela de jogos das quartas de final da Champions League. Confiram os confrontos:
Real Madrid x Chelsea,
Benfica x Internacional,
Manchester City x Bayern
Milan x Napoli.

Como percebem, Real, Benfica, City e Milan farão o primeiro jogo em casa. Chelsea, Inter, Bayern e Napoli farão o segundo e decisivo jogo em seus estádios. Nas semifinais o vencedor de Real Madrid x Chelsea vai encarar o vencedor de Manchester City e Bayern. E o vencedor de Benfica x Internacional vai enfrentar o vencedor de Milan x Napoli.

OS ‘MEUS’ FAVORITOS
Os vencedores da fase semifinal jogarão a grande final da Champions no estádio Olímpico, de Istambul, dia 10 de junho, um sábado. Numa análise sobre quem deverá se classificar para as semifinais, eu diria que Real Madrid, Benfica, Bayern e Napoli (a sensação da Itália) me parecem mais perto da vaga.

Mas como sempre, pode ocorrer uma ou outra zebra num desses confrontos. A verdade é que esses oito clubes, no momento, são mesmo os melhores do futebol europeu. Todos em grande forma, com ótimos elencos e excelente forma técnica.  

Confira também: