Palmeiras x Ituano - Vai ter nova zebra no Paulistão?
O time do interior paulista quer seguir sendo a principal surpresa do torneio
Na primeira fase, o Palmeiras derrotou o Galo por 3 a 1, em Itu
São Paulo, SP, 17 (AFI) – Principal candidato ao título do Campeonato Paulista, o Palmeiras busca uma vaga na decisão diante do Ituano, em partida marcada para este domingo, às 16h, no Allianz Parque. O time alviverde é o atual campeão do torneio e é o único grande vivo na semifinal.
Time com a melhor campanha do campeonato, o Palmeiras penou para bater o São Bernardo, por 1 a 0, no último sábado. Diferente do Ituano, no entanto, o time de Abel Ferreira pôde descansar durante a semana para se preparar exclusivamente para este jogo.
O Ituano, por sua vez, teve um compromisso na Copa do Brasil e aprontou mais uma. Eliminou o Ceará nos pênaltis, assim como ocorreu diante do Corinthians, em pleno Itaquerão, após empate por 1 a 1 no tempo normal.
O time do interior paulista, inclusive, foi do céu ao inferno em dias. Da luta contra o rebaixamento, classificou na última rodada, passou pelo Corinthians e está muito perto de mais uma decisão estadual. O Ituano foi campeão em 2014.
Na quarta-feira também avançou à terceira fase da Copa do Brasil ao vencer o Ceará nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal. O clube garantiu o prêmio de R$ 2,1 milhões.
COMO JOGA O VERDÃO?
No Palmeiras, sem muito segredo. O time tem tudo para ser o mesmo que passou pelo São Bernardo. Bruno Tabata, que fez a sua melhor partida com a camisa alviverde desde que chegou ao clube, deve seguir entre os titulares. Endrick segue sendo preservado pela comissão técnica por causa da escassez de gols.
Abel Ferreira não tem suspensos e nem lesionados. Tem um time descansada e motivada, já que muitos foram convocados por suas respectivas seleções, casos de Piquerez, Weverton, Rony, Raphael Veiga, dentre outros.
“Todo jogo de Campeonato Paulista, independentemente do adversário, é difícil. Os rivais vêm com uma motivação muito grande. A equipe do Ituano vem evoluindo, então temos de ter muito cuidado e respeito. Que a gente possa fazer um grande jogo e sair classificados”, disse Zé Rafael.
Do outro lado, o técnico Gilmar Dal Pozzo deve dar continuidade na equipe que venceu o Ceará no meio da semana, com exceção para algum atleta que apresentar um desgaste físico maior que o esperado e não possa atuar no sacrifício.
OLHO NO GALO!
O astral mudou nas últimas duas semanas pelos lados do Galo de Itu. Depois de enfiar 3 a 0 no Santos e se classificar às quartas, o time derrubou dois gigantes nos pênaltis – Corinthians (Paulistão) e Ceará (Copa do Brasil). O técnico Gilmar dal Pozzo acredita que tudo se deve à mudança de atitude.
“O grupo entendeu que era preciso focar nos nossos objetivos. Estou aqui há um mês e ainda estou conhecendo as qualidades e os potenciais de alguns jogadores. Mas o pensamento mudou e agora restabelecemos a confiança, que é fundamental dentro do futebol” – explicou.
O técnico acha que agora é um novo desafio, claro, ainda bem maior:
“O grupo entendeu que tínhamos uma sequência de decisões pela frente. A mudança de comportamento é evidente. Não é nenhuma surpresa estarmos aqui. Estamos trabalhando forte e os resultados iam aparecer. Temos uma partida dificílima, contra uma das equipes mais fortes do Brasil, mas não tem nada ganho. Podemos chegar lá e sair com a classificação”, disse o treinador.
MUDANÇA DE ÚLTIMA HORA
Mas ele ganhou uma baixa de última hora: o volante André Luiz foi afastado provisoriamente por estar entre os jogadores suspeitos de manipulação de resultados na Série B do Brasileiro do ano passado. (CONFIRA DETALHES !).
No meio de campo, Lucas Siqueira parece ter ganhado a posição de Marcelo Freitas, que foi titular diante do Corinthians. Esta, inclusive, era a principal dúvida do treinador para o embate diante do Palmeiras. Mas os dois podem trabalhar juntos após o afastamento do volante André Luiz.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Semifinal
- Rodada:
- 1ª rodada
- Data:
- 19/03/2023
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Vinícius Gonçalves Dias Araújo
- Assistentes:
- Alex Ang Ribeiro e Mauro André de Freitas
- VAR:
- Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
- Estádio:
- Allianz Parque
- Local:
- São Paulo (SP)
Confira também:
- Palmeiras tem obrigação de bater o Ituano e ir às finais
- Paulistão: Torcedores invadem CT do Corinthians e interrompem treino; clube aciona a polícia
- Paulistão: Fabinho se despede com derrota da Inter de Limeira
- Paulistão: "São Bernardo tinha que vencer", diz Márcio Zanardi
- Copa do Brasil tem 32 classificados divididos em dois blocos