Paulistão: Técnico do Ituano investe no fator psicológico

Para o treinador do Galo de Itu, a mudança da postura do time e as alterações realizadas eo longo das competições foram fundamentais

O Ituano se classificou para as quartas de final do Paulistão e também conseguiu a vaga para a segunda fase da Copa do Brasil

ituano
Ituano saiu de virtual rebaixado para as quartas do Paulistão Foto: divulgação

Itu, SP, 09 (AFI) – O Ituano saiu de um quase rebaixamento para a classificação às quartas de final do Paulistão. O time chegou ameaçado pelo descenso após ter sido goleado pelo Red Bull Bragantino por 5 a 1 na penúltima rodada do estadual e precisava vencer o Santos para escapar de forma definitiva.

O jogo na última rodada valia muito para o Peixe também, pois o time de Odair Hellmann lutava pela classificação à próxima fase da competição.

Mais do que vencer o Santos, o Ituano convenceu pelo desempenho apresentado e o placar de 3 a 0 foi muito justo e credenciou o time de Itu para às quartas de final do estadual.

Além de avançar no Paulistão, o Galo de Itu se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil ao empatar em 1 a 1 com o Princesa do Solimões.

Apesar da oscilação apresentada neste início de temporada, o técnico Gilmar Dal Pozzo reconhece que o Ituano atingiu os objetivos da temporada e que este momento apresentado é natural devido a sequência de jogos.

O aspecto mental foi o principal fator para que o time conseguisse vencer a desconfiança e conquistasse os resultados para se manter vivo nas duas competições. Apesar da falta de consistência, o treinador do Ituano sente que a vitória diante do Santos pode ser uma virada de chave para a sequência da temporada.

“Então, em pouco tempo de clube, procurei trabalhar a parte mental dos atletas, colocando para eles que nós tínhamos que ter regularidade, controle de jogo, e foi isso que aconteceu, principalmente contra o Santos, deixando para última rodada a conquista do nosso objetivo”, destacou o treinador.

Para Gilmar Dal Pozzo, uma outra mudança apresentada pelo time foi a postura do time após a derrota para o Red Bull Bragantino, além disso, o comandante entendeu que o momento do time pedia algumas alterações, principalmente no setor de meio-campo e defesa.

“É normal essa mudança, mas ela é muito perigosa no torneio, pois eu nem considero um campeonato. Então mudamos esse comportamento, tivemos que mudar o sistema de jogo também, mudamos algumas peças e os jogadores que tiveram essa oportunidade foram muito bem, deram conta, corresponderam e tiveram desempenho”, frisou o comandante.

ITUANO TERÁ DUAS DECISÕES IMPORTANTES PELA FRENTE

O Galo de Itu enfrenta o Corinthians pelas quartas de final do Paulistão. O jogo acontece na Neo Química Arena no próximo domingo (12), às 16h.

Três dias depois, na quarta-feira, o Ituano encara o Ceará pela segunda fase da Copa do Brasil. A bola rola no Estádio Novelli Jr., às 19h.

Apesar de tudo o que envolve a premiação da competição nacional, o técnico Gilmar Dal Pozzo frisa que o foco do time agora tem que ser a partida diante do Timão e a busca pela classificação para às semis do Paulistão.

“É um jogo de superação também, ter a humildade de reconhecer que o adversário está jogando em casa, que tem uma equipe entrosada, que vem num grande momento, mas para enfrentar o Corinthians também temos que ter ambição. Essas duas palavras precisam andar juntas: humildade e ambição. E ter desempenho”, afirmou Gilmar.

Acompanhe a fase final do Campeonato Paulista e a tudo o que de melhor acontecer na Copa do Brasil por meio do PLACAR AO VIVO do Portal Futebol Interior.

Confira também: