​Copa Paulista deve ganhar importâncias para times tradicionais, entenda!

A competição pode ser o único caminho para Santos, Ponte, Guarani e muitos outros jogarem a Copa do Brasil em 2024

xv 2

Campinas, SP, 08 (AFI) – Com a mudança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de excluir a classificação para a Copa do Brasil por ranking, após a confusão envolvendo Guarani e Criciúma, a Copa Paulista deve ganhar uma maior importância para os clubes que estão acostumados a disputar o torneio e enxergam na competição o único caminho para estar na Copa do Brasil em 2023.

Com o ranking extinto, a Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu que os cinco melhores colocados do Campeonato Paulista disputarão o torneio. Hoje, Palmeiras e São Bernardo já estão confirmados por terem ficado muito à frente de seus rivais na classificação geral. Resta saber quem serão os últimos três.

No entanto, vale ressaltar que o Palmeiras pode conquistar sua vaga na Copa do Brasil se vencer o torneio, ganhar a Libertadores ou até mesmo confirmar a vaga no torneio continental em 2024. Em caso de uma dessas hipóteses, o Verdão repassará a sua vaga, via Paulistão, para o próximo da fila. O mesmo se enquadra a São Paulo, Corinthians e Red Bull Bragantino.

Ou seja, Botafogo, Água Santa e Ituano têm grandes chances de jogarem a Copa do Brasil, independente se forem para a semifinal do Paulistão. Obviamente que, se classificarem, poderão garantir suas respectivas vagas de uma vez, sem ter que torcer por resultados alheios.

xv 2
XV é o atual campeão da Copa Paulista

Quem ficou em situação delicada foi o Santos. Eliminado na primeira fase, o Peixe não jogará mais a Copa do Brasil pelo ranking. Ou seja, terá que vencer o torneio nacional ou conquistar uma vaga na Libertadores para estar na competição em 2024. Outra hipótese é disputar a Copa Paulista e vencê-la. 

COPA PAULISTA

A Copa Paulista, inclusive, deve ser a ambição de muitos times do interior que ficaram sem a vaga na Copa do Brasil, a exemplo de Ponte Preta e Guarani, que só disputarão o torneio em 2024, se vencerem a Série B. Caso contrário, estarão fora, por isso a Copa Paulista começa a ser interessante. 

Os clubes campineiros ainda não definiram a participação no torneio, mas é muito provável que disputem. A Federação Paulista de Futebol reservou a sua última vaga na Copa do Brasil para a Copa Paulista. Quem vencê-la tem o direito de escolher se quer disputar a Série D ou a Copa do Brasil. 

O XV de Piracicaba é o atual campeão do torneio e optou por jogar a Série D, até porque estava sem divisão. A respeito de Guarani, Ponte Preta e Santos, a única escolha seria a Copa do Brasil, a qual tem uma premiação bem generosa.

Com isso, podemos ter a maior Copa Paulista de todos os tempos. O próximo passo é aguardar o Conselho Técnico do torneio para conhecer os participantes, o que deve acontecer em junho.

Confira também: