Clube do Mato Grosso anuncia ídolo do São Paulo como treinador

Ex-atacante Mário Tilico vai comandar o Ação na divisão de acesso do estadual em 2023

Este será o primeiro trabalho de Tilico no estado do Mato Grosso, após passagens por Al-Ahli (Arábia Saudita), Remo-PA, River-PI, CSA-AL, entre outros

Ação Mato Grosso Mário Tilico Treinador
Mário Tilico, treinador do Ação-MT (Foto: Divulgação)

Santo Antônio de Leverger, MT, 18 (AFI) – A Sociedade Ação Futebol, clube do Mato Grosso, tenta em 2023 retornar à elite do futebol estadual após o rebaixamento em 2022, e a diretoria anunciou neste último final de semana o seu novo comandante. Trata-se do ex-atacante do São Paulo Mário Tilico. O treinador foi apresentado no último sábado (14), mas já começou seu trabalho no clube no início da semana.

“Agradeço ao presidente pela confiança em nosso trabalho e teremos algum tempo para poder preparar a equipe, para que juntos possamos realizar um grande campeonato, com o grande objetivo de recolocar o Ação na elite do futebol mato-grossense” – disse o técnico Mário Tilico.

ACORDO

As conversas entre o presidente do Ação, João Benedito, e o empresário Caio Palma, que representa Tilico, vinham acontecendo desde dezembro de 2022, mas em razão das festividades de final de ano, ambos chegaram a um acordo só em 2023. O treinador, que por último comandou o Comercial-MS, terá sua primeira oportunidade de trabalhar no estado do Mato Grosso. Palma falou sobre o projeto do Ação.

“O projeto do presidente João Benedito e do Ação, para conquistar o acesso neste ano está muito bom, e foi por conta disso que o técnico Mário Tilico aceitou este grande desafio no estado do Mato Grosso” – disse o empresário Caio Palma.

Ação Mário Tilico Mato Grosso
Mário Tilico apresentado no Ação, do Mato Grosso (Foto: Divulgação)

MÁRIO TILICO

Após pendurar as chuteiras, Mário Tilico trabalhou como auxiliar-técnico de Flávio Campos no 15 de Novembro-RS, Bento Gonçalves-RS, Sampaio Corrêa-MA e no Juventude-RS. Neste último, o clube havia sido recentemente campeão da Copa do Brasil. Seu primeiro clube como treinador foi fora do Brasil, em 2004, quando treinou o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Voltou ao Brasil, onde dirigiu o Remo-PA, Ulbra-RS, River-PI,  CSA-AL e Comercial-MS.

COMO ATLETA

Como atleta, Mário Tilico foi formado nas categorias de base do Vasco da Gama-RJ, juntamente com Romário. Já como profissional, ganhou destaque no futebol brasileiro e mundial, sendo campeão carioca e bicampeão da Taça Guanabara com a equipe de São Januário. Foi emprestado ao CSA-AL, jogou no Náutico-PE, e em seguida foi negociado com o São Paulo, onde foi campeão paulista em 1989 e campeão brasileiro de 1991.

Ainda foi emprestado ao Cruzeiro-MG, onde foi o herói do título da Supercopa da Libertadores, depois de marcar dois gols na vitória por 3 a 0 diante do River Plate, da Argentina.

Após passagem pelo Cruzeiro, Mário Tilico brilhou na Espanha, onde jogou pelo Cadiz, Marbella, até chegar ao poderoso Atlético de Madrid. Voltou ao Brasil para jogar no Fluminense-RJ e novamente no Cruzeiro, respectivamente.

Outra vez saiu do país, mas para jogar em Portugal, onde atuou pelo Braga e pelo União Leiria, onde foi campeão português da Série B. No México, jogou pelo León, jogou também na Arábia Saudita, na equipe do Al-Ittihad, e voltou ao Brasil pela última vez para jogar no Juventude-RS, onde foi campeão da Copa do Brasil de 1999.

Confira também: