SERGIPANO: Com regulamento diferente, estadual começa neste sábado
O Placar Ao Vivo do Futebol Interior acompanha todos os jogos da competição
Aracaju, SE, 13 (AFI) – Nesse sábado, terá início mais uma edição do maior campeonato de futebol do estado de Sergipe. A grande novidade desse ano, fica com relação ao regulamento da competição.
As 10 equipes se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos. Sendo que após as 9 rodadas,os 2 primeiros colocados irão direto para as semifinais da competição
Diferentemente dos últimos anos, quando os 4 primeiros colocados da primeira fase iriam diretos para as semifinais, em 2023 teremos uma mudança. Haverá uma espécie de respescagem das semifinais. Serão dois mata matas ( 3 colocado x 6colocado , 4 colocado x 5 colocado ) da primeira fase da competição, se enfrentando em jogos de ida e volta.
Caso haja empate no número de pontos e no saldo de gols, o desempate será através de cobranças de pênaltis. Os vencedores dessa fase, irão para as semifinais da competição.
Os vencedores das semifinais irão decidir o título do campeonato em 2 jogos. De acordo com o regulamento da competição, as finais só podem acontecer em três estádios ( Arena Batistão/Paulo Barreto de Menezes/Etelvino Mendonça.)
Com relação ao rebaixamento, também será definido através do sistema de mata mata. Os 4 piores colocados da primeira fase ( 7,8,9, 10) se enfrentaram em partidas de ida e volta ( 7x 10, 8 x 9). Os vencedores, garantem permanência na Série A1 para 2024, enquanto os perdedores irão disputar a Série A2 na próxima temporada.
Sergipe
O atual campeão sergipano, o Club Sportivo Sergipe vai em busca do seu tricampeonato. A equipe comandada pelo técnico Rafael Jacques, foi ao mercado e contratou o meia Léo Rocha, destaque do Campeonato Sergipano do ano passado.
Confiança
Depois de 2 anos sem levantar o troféu de campeão Sergipano, o dragão entra em campo com a obrigação de ser campeão estadual e garantir calendário completo para temporada 2024. O técnico Vinícius Eutrópio será o comandante da equipe e tem jogadores experientes no elenco, como por exemplo, o zagueiro Salazar e o experiente atacante Willans Santana.
Itabaiana
Desde 2012 sem gritar é campeão, a diretoria do tricolor da serra foi ao mercado e contratou o experiente técnico Celso Teixeira. Que inclusive, era o treinador da equipe em 2012, ano do último título do Itabaiana. A equipe conta com jogadores experientes no seu elenco, como por exemplo o volante EliCarlos ex-Náutico/PE e Cruzeiro/MG e o meia Everton Santos, ex- Confiança.
Lagarto
A equipe do verdão do interior se organizou bastante e depois de realizar uma grande Série D do campeonato Brasileiro em 2022, apostou na permanência do técnico Givanildo Sales para comandar os trabalhos em 2023. O Lagarto também aposta em jogadores experientes, como os meias Birungueta e Juninho e o atacante Cássio Ortega.
Falcon
O Carcará da Barra dos Coqueiros, é o atual vice campeão Sergipano e foi a primeira equipe sergipana a começar os trabalhos da pré-temporada, ainda no mês de Outubro de 2022. A equipe manteve uma boa base da temporada passada e apostou em contratações de jogadores que se destacaram no futebol Carioca.
O técnico Luciano Quadros permanecerá na equipe para 2023.
Atlético Gloriense
Depois de realizar uma grande competição em 2022, o time da Capital do Sertão renovou com boa parte do seu elenco e com o técnico Fernando Dourado. O goleiro Saulo, ex-ABC/RN e o atacante Fábio Júnior, são os destaques da equipe.
Freipaulistano
A equipe do interior sergipano, não mandará os seus jogos na cidade de Frei Paulo. O Frei Paulistano realiza os seus treinamentos e mandará os seus jogos em Aracaju. O técnico Jorginho permanece no comando técnico da equipe.
América de Propriá
O América também não irá poder jogar na sua cidade, o tricolor da ribeirinha mandará seus jogos na cidade de Porto Real do Colégio em Alagoas, cidade que fica vizinha a Propriá. O técnico Caio Simões será o responsável por comandar a equipe.
Dorense
O atual campeão da Série A2, voltará a disputar a primeira divisão do estadual. Contratou o técnico Rommel Vieira e jogadores já conhecidos do torcedor do touro.
Estanciano
Depois de 6 anos, o Estanciano voltará a disputar a primeira divisão do futebol sergipano. Recém promovido da Série A2, o Canarinho do Piauitinga será comandado pelo técnico Ronildo Batalha.
*Por Alison Silveira