FI CULTURA: Lançado livro sobre a carreira do goleiro Edson Cimento

Para muitos, Edson Cimento foi o melhor goleiro da história do futebol paraense.

Ex-goleiro atuou por Remo e Paysandu e ganhou a 'Bola de Prata' da extinta revista Placar.

Edson Cimento 2022
Edson Cimento, "Bola de Prata" em 1977.

Belém, PA, 19 (AFI) – O livro “Edson Cimento, o melhor goleiro do Brasil em 1977”, escrito pelo jornalista Beto Brandão, foi lançado este mês, contando a história do goleiro paraense. Além de toda a biografia de Edson Cimento, a obra contextualiza outras situações de jogadores e de times paraenses, além de ter inúmeras fotos.

MAIS DO GOLEIRO EDSON CIMENTO

Batizado, Carlos Edson Paiva Damasceno, o ex-goleiro nasceu em Capanema, no interior do Pará, no dia 08 de outubro de 1954.

Depois de destacar-se em equipes de sua cidade, Edson Cimento começou profissionalmente no Sporting Clube do Pará no início dos anos 1970, sendo rapidamente negociado como a Tuna Luso, à época time grande no futebol paraense.

Edson Cimento 2022
Edson Cimento, “Bola de Prata” em 1977.

Jogou no Paysandu e Remo, quando em 1977 recebeu a “Bola de Prata” da Revista Placar como o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro daquela temporada.

Em 1974, teve uma rápida passagem pelo Guarani, mas uma grave contusão abreviou a permanência de Edson Cimento no time de Campinas.

Jogou em várias outras equipes como Fluminense-RJ, Nacional-AM, Náutico-PE, ASA-AL, entre outros. Após encerrar a carreira, foi treinador de goleiros na Região Norte do Brasil.

Para muitos, Edson Cimento é o melhor goleiro da história do futebol paraense.

SERVIÇO:

Livro: “Edson Cimento, o melhor goleiro do Brasil em 1977”

Autor: Mauro Humberto de Oliveira Brandão Soares (Beto Brandão)

Compras: Whatsapp (91) 98295-1882

Confira também: