Tite cai de novo nas quartas. Ele é muito ruim pra Seleção

Caímos outra vez nas quartas de final como foi na Rússia, diante da Bélgica. Desastrosa campanha no Catar e em mais quatro anos de espera para o Hexa.

Direção da CBF cometeu um erro crasso quando o manteve no comando da seleção para a Copa do Catar. Não chegou nas semifinais

Brasil iguala jejum de 24 anos sem vencer a copa
Frustração no Catar (Foto: Rodrigo Villalba - Futebol Interior)

São Paulo, SP, 9 (AFI) – O Brasil está fora da Copa do Catar. Outra vez nas quartas de final como foi na Rússia, diante da Bélgica. Desta vez foi contra o excelente time da Croácia, que deu aulas de futebol ao incompetente Tite e classificou-se mais uma vez para as semifinais do Mundial.

Com o elenco que tinha em mãos, Tite poderia ter chegado mais longe nesta Copa. Problema é que ele não é técnico de seleção e a CBF não percebeu isso. Direção da entidade que rege o futebol brasileiro cometeu um erro crasso quando o manteve no comando da seleção para a Copa do Catar.

Tite exigiu milhões de salários, hotéis cinco estrelas, viagens pelo mundo e uma porção de exigências desnecessárias quando o assunto é Seleção Brasileira. Eu, se fosse dirigente da CBF, jamais aceitaria o filho de Tite para assessorá-lo. Mas até nisso Tite foi atendido. Para resultar no que? Numa desastrosa campanha na Copa do Catar e em mais quatro anos de espera para o Brasil conquistar o Hexa.

BEM NA DEFESA
No jogo desta sexta-feira, o Brasil só produziu alguma coisa na sua defesa. Do meio campo para frente foi só correria, sem a preocupação do futebol coletivo e sem nenhum equilíbrio emocional. A Croácia jogou como se estivesse satisfeita com o empate no tempo regulamentar. Teve uma atuação dosada, sem se desgastar, mas muito segura.

Com o empate de 1 a 1 no tempo normal, fomos para a prorrogação. Outra vez não se viu nada de diferente no time brasileiro. Como a Croácia também não foi bem no ataque, o empate prevaleceu. Como consequência chegou-se a decisão nos pênaltis, que é sempre uma ameaça ao time que se acha melhor. 

Se fosse Tite, daria a Neymar o direito de chutar o primeiro pênalti brasileiro. Mas Tite escalou o jovem e ainda inexperiente Rodrigo. Deu no que deu. O jovem atacante do Real Madrid tremeu, bateu mal e o Brasil ficou atrás da Croácia nas cobranças. No quarto pênalti do Brasil, quem errou foi Marquinhos. Placar chegou aos 4 a 2 para a Croácia. Time croata classificado. Brasil mais uma vez fora do Mundial. Um desastre completo.

Brasil - Neymar
Neymar, outra vez, não decidiu.Foto: Lucas Figueiredo

NÃO JOGOU O QUE SABE
A verdade é que o Brasil não jogou o que sabe nestas quartas contra a Croácia. Poucos jogadores produziram o esperado. Na defesa, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo até deram conta do recado. Erraram pouco. Mas do meio campo para frente, todos jogaram abaixo do que podem.

Casemiro, por exemplo, não foi nem sombra do que pode ser. Lucas Paquetá esteve perdido em campo. Raphinha só errou, não fez nada de bom. Vini Junior foi o mais lúcido, mas ainda assim, não foi aquele insinuante atacante do Real Madrid. Neymar praticamente andou em campo. Parecia sem condição física. Só brilhou na prorrogação quando fez o gol do Brasil aos 15 minutos do primeiro tempo.

Aos 11 minutos do segundo, no entanto, Petkovic empatou o jogo. Com o placar igual a decisão foi para os pênaltis. Deu  4 a 2 para a Croácia. Sem perdão e com mérito. Brasil fora da Copa e Croácia mais uma vez nas semifinais. Uma completa decepção para o torcedor brasileiro, que não parecia não acreditar quando viu os jogadores adversários comemorando a vaga.

AGORA SÓ EM 2026

Agora só em 2026. A nova Copa terá 48 clubes e três países sede – Estados Unidos, Canadá e México. Até lá se passarão mais 4 anos que o Brasil não ganha um título mundial. Ao todo, serão 24 anos sem chegar ao sonhado Hexa que o técnico Tite, mesmo com bom elenco, não conseguiu conquistar.

Uma prova de que em matéria de futebol, o brasileiro precisa se reciclar. Ou poderá chegar a muitos anos mais sem levantar um troféu. Tudo que nenhum brasileiro aceita.

E daí senhores da CBF, quando a reformulação de nossa seleção vai começar???

Confira também: