Coloquem este vexame do Brasil na conta do Tite

A culpa é toda de Tite, que inventou tanto para montar a Seleção que disputa essa Copa, e já não sabe o que é certo ou errado no mundo da bola.

É uma enorme vergonha. Culpa de quem, vão perguntar os incrédulos torcedores brasileiros? A resposta não podia ser mais simples.

Copa do Catar - Tite - Brasil
Tite à beira do campo contra Camarões (Foto: Rodrigo Villalba - Futebol Interior)

Campinas, SP, 2 (AFI) – Acreditem ! O Brasil conseguiu perder para Camarões numa Copa do Mundo. Um vexame quase tão grande como os 7 a 1 da Alemanha. Só que foi a Alemanha, uma seleção que já ganhou títulos mundiais e é uma das forças do futebol global. Mas perder para o modesto Camarões, que na chave do Brasil não ganhou de ninguém, é um desprestígio total. 

É uma enorme vergonha. Culpa de quem, vão perguntar os incrédulos torcedores brasileiros? A resposta não podia ser mais simples. A culpa é toda de Tite, atual treinador brasileiro, que inventou tanto para montar a Seleção que disputa essa Copa, e já não sabe o que é certo ou errado no mundo da bola.

Nesta sexta, resolveu “poupar” jogadores em plena disputa e fazer experiências com a Copa em andamento? Será que ele gostou do resultado? Na verdade, Tite estava tão entusiasmado por não perder jogos e com o grupo de jogadores de bom nível, que achou que podia mudar o que quisesse e, ainda assim, venceria qualquer jogo. Errou feio.

ELENCO BOM, MAS NÃO TREINADO
Ele até tem mesmo um bom elenco, mas todo elenco precisa ser bem treinado, ter uma base com titulares e reservas e também saber se com jogadores bons inexperientes como eles iriam reagir num jogo oficial de uma Copa do Mundo. Tite acreditava mesmo que iria escalar sem medo. Sabia em quem apostar. Mas deu tudo errado.

O Brasil perdeu por 1 a 0 de Camarões e perdeu parte das vantagens que tinha. Além disso, a cabeça dos jogadores brasileiros devem estar confusas e sem entender o que de fato aconteceu. Diante disso, Tite terá competência para diminuir a pressão negativa que acabou com a auto confiança de seu elenco, ou até ele, vai perder o rumo antes da disputa do jogo contra a Coreia do Sul, na próxima segunda-feira.

Será que dá para Tite juntar os cacos e fazer desta derrota uma bandeira para dar a volta por cima e ainda levar o Brasil ao hexa?? Eu duvido, mas já vi muita coisa boa e ruim acontecer no futebol, e essa, se acontecer, será mais uma delas. Então vamos torcer para que aconteça antes que o pior venha a ocorrer.

Brasil foi a campo com a equipe reserva
Brasil foi a campo com a equipe reserva (Foto: Rodrigo Villalba/Futebol Interior)


ANÁLISE FRIA

Numa análise fria do jogo do Brasil contra Camarões, diria que Ederson fez boas defesas e não teve nenhuma culpa no gol de Camarões. Na lateral direita, Daniel Alves fez o feijão com arroz e não se complicou. Mas é bom lembrar que ao contrário do que deveria fazer, ele praticamente não apoiou o ataque nos dois tempos do jogo.

Na outra lateral, Alex teve uma participação aceitável. No miolo de zaga, Militão foi o melhor. Brener teve bons e maus momentos. Na cabeça de área jogou Fabinho. Atuação sem brilho. Não gosto desse jogador. No meio campo Gabriel Martinelli foi o que mais brilhou. Apoiou e arrematou bastante. Merece ser melhor observado.

Bruno Guimarães parecia ser um diamante bruto para ser burilado. Mas neste jogo só fez besteiras. Inclusive perdeu gols que um jogador de qualidade não poderia perder. Uma decepção. Fred foi muito mal. Antony não soube o que fazer com a bola. Rodrygo foi substituído com justiça. Gabriel Jesus não acertou uma jogada de gol.

Pedro foi dominado pela bola. Raphinha fracassou em mais um jogo. Everton Ribeiro teve lampejos. Só joga muito numa equipe bem armada como a do Flamengo. Numa Seleção dirigida por Tite, não dá. Diante de tantas decepções, só podemos insistir na tecla de que o elenco pode até ser bom, mas com um treinador como Tite acho que ninguém vai dar certo neste time. O Hexa, por isso mesmo, me parece estar cada vez mais longe. 

OITAVAS JÁ NO SÁBADO

As oitavas de final da Copa do Catar começam neste sábado, 3 de dezembro. Jogam às 12 horas, Holanda x Estados Unidos. Pelo que vi, os holandeses ainda são tecnicamente superiores aos americanos. Holanda, no caso, é favorita. Às 16 horas, Argentina x Austrália. Jogo equilibrado.

Dia 4 – domingo – 12 horas – França x Polônia. Vejo o time francês como favorito. Às 16 horas – Inglaterra x Senegal. Ingleses têm mais time. 

Dia 5- segunda – às 12 horas – Japão x Croácia. Os japoneses são a surpresa dessa Copa. Acho que vão vencer os croatas. 16 horas- BRASIL x Coréia do Sul. Coreanos surpreenderam até os críticos mais exigentes. Estão jogando muito bem. Se Tite bobear de novo, estaremos fora da Copa.

Terça- feira – 12 horas – Marrocos x Espanha. Espanhóis vão sofrer. Marroquinos são uma agradável surpresa. Se descuidarem os espanhóis podem cair fora. Às 16 horas- Portugal x Suíça. Jogo bem difícil para os portugueses. Suíça entra como zebra nesse jogo.

DAÍ VAI AFUNILAR
Sexta e sábado desta semana, serão disputados os jogos das quartas de final da Copa. Semifinal só na terça feira às 12 horas. A final, como já disse, será dia 18, às 12 horas. Será que o Brasil vai estar lá? Tenho minhas dúvidas. Se Tite continuar a dirigir a seleção como o fez até agora, podemos cair fora deste mundial bem antes do esperado.

Até esse momento, não me livrei da angustia promovida pela derrota diante Camarões. Numa Copa do Mundo, não se pode cometer erros como este. 

Confira também: