Paulistão: Red Bull Bragantino contrata lateral-esquerdo Juninho Capixaba, ex-Fortaleza

Jogador vem para ficar com a vaga deixada pelo lateral-esquerdo Ramon, do Flamengo, e disputar a titularidade com Luan Cândido

As bases do contrato não foram reveladas. Juninho Capixaba pertence ao Grêmio e estava no Fortaleza

Red Bull Bragantino Juninho
Foto: Comunicação Fortaleza

Bragança Paulista, SP, 01 (AFI) – O lateral-esquerdo Juninho Capixaba, de 25 anos, que estava no Fortaleza, assinou contrato válido por quatro anos com o Red Bull Bragantino para a temporada 2023. O clube vai disputar o Paulistão, o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Sul-Americana.

As bases do contrato não foram reveladas. Juninho Capixaba pertence ao Grêmio e estava no Fortaleza. Seu futebol atraiu a atenção de grandes clubes como São Paulo e Vasco. Ele vem para o Red Bull Bragantino para ficar com a vaga deixada pelo lateral-esquerdo Ramon, do Flamengo, e disputar a titularidade com Luan Cândido.

CARREIRA

O atleta nasceu em Cachoeiro de Itapemirim-ES, em 1997, e surgiu nas categorias de base do Bahia, onde também se profissionalizou. Após temporada pelo Tricolor de Aço em 2017, foi contratado no ano seguinte pelo Corinthians.

Ele foi indicado pelo treinador Fábio Carille para ser o substituto de Guilherme Arana, negociado com o Sevilla-ESP. Como o Corinthians pouco aproveitou o atleta em poucos meses, ele foi emprestado ao Grêmio ainda em 2018, quando fez quatro jogos e três gols.

Em 2019, Capixaba chegou à marca de cinco gols em seis jogos com a camisa gremista e foi contratado em definitivo pelo clube gaúcho por R$ 6 milhões. O lateral-esquerdo Cortez, entretanto, sempre foi o titular no Grêmio e Juninho Capixaba não teve chances.

NOVA FASE

No ano seguinte, foi emprestado ao Bahia, onde fez duas temporadas e atingiu a marca de 90 jogos.

O Bahia foi rebaixado e não tinha mais condições de manter o empréstimo de Juninho capixaba. Por isso, o Grêmio decidiu emprestar o jogador ao Fortaleza em 2022. No clube cearense, foram 59 jogos, três gols e nove assistências. Conquistou dois títulos: Campeonato Cearense e Nordestão.

MUDANÇAS

Vale lembrar que o Red Bull Bragantino já anunciou a saída de quatro jogadores: Ramon, Hyoran, Miguel e Carlos Eduardo. Além deles, o técnico Maurício Barbieri foi demitido e o goleiro Júlio César se aposentou.

Para se reforçar em 2023, o clube já contratou o atacante Thiago Borbas, de 20 anos, artilheiro do campeonato uruguaio da última temporada pelo River Plate. Em 2022, Bordas fez 19 gols em 44 jogos. O atacante assinou contrato por cinco anos e os valores da negociação não foram revelados.

RETORNOS

Alguns atletas voltam de empréstimo e alguns poderão compor o elenco. O atacante Ytalo foi emprestado em agosto ao Bahia para disputa da Série B, mas acabou pouco aproveitado. Ytalo não deve ficar no Braga e será emprestado a outro time.

Outro atacante, Bruno Tubarão, foi emprestado também para disputar a Série B ao Vasco, em agosto, e marcou um gol importante na campanha de acesso. Seu futuro ainda é incerto. O meia Thonny Anderson foi emprestado ao Coritiba, em janeiro deste ano, mas não teve boa passagem. No Red Bull Bragantino deverá ser novamente emprestado.

Guilherme Lopes, lateral-esquerdo, de 20 anos, vai retornar depois de ter jogado a Série B pelo CRB. Jogou apenas oito jogos e não há informações se será incorporado ao elenco ou se voltará a ser emprestado.

O mesmo histórico é do atacante Leandrinho, outro jovem que não teve sucesso na Série B no Londrina, com apenas oito jogos, sem participação direta em gol. Mais um jovem, o lateral-direito Weverton, repete a história, pois foi emprestado ao Vasco e ao Internacional, mas não foi aproveitado.


Confira também: