Austrália 1 x 0 Dinamarca - Austrália volta às oitavas da Copa do Mundo após 16 anos
Os dois resultados finalizaram o Grupo D com a França em primeiro lugar, com seis pontos, um a mais que a Austrália, vice-líder por desvantagem no saldo
A brava Tunísia terminou em terceiro, com quatro, e os dinamarqueses se despedem em último lugar, com apenas um
Campinas, SP, 30 (AFI) – A Austrália não perdoou o futebol pobre apresentado pela Dinamarca nesta quarta-feira e bateu os europeus por 1 a 0, na última rodada do Grupo D da Copa do Mundo, e avançou às oitavas de final. No início do segundo tempo, enquanto o jogo estava empatado, chegou a perder a segunda colocação para a Tunísia, que marcou 1 a 0 contra a França no outro jogo da chave, mas reagiu imediatamente e balançou a rede com Leckie dois minutos depois do gol tunisiano.
Os dois resultados finalizaram o Grupo D com a França em primeiro lugar, com seis pontos, um a mais que a Austrália, vice-líder por desvantagem no saldo. A brava Tunísia terminou em terceiro, com quatro, e os dinamarqueses se despedem em último lugar, com apenas um. Para os australianos, a classificação representa o retorno às oitavas de final após 16 anos. Em sua quinta copa consecutiva, foi eliminada na fase de grupos nas últimas três. A única participação no mata-mata foi em 2006, ano em que foi eliminada pela campeã Itália.
PRIMEIRO TEMPO
Depois de usar uma formação com três zagueiros no empate sem gols com a Tunísia e na derrota por 2 a 1 para a França, o treinador Kasper Hjulmand organizou a Dinamarca em campo num 4-3-3, com Braithwaite como homem de referência no ataque, em sua primeira oportunidade como titular.
Na maior parte do primeiro tempo, liderados por Eriksen no meio de campo, os dinamarqueses tiveram o domínio da posse de bola e encontraram espaços, muitas vezes em razão da boa movimentação de Braithwaite. O problema é que, quando a bola chegava aos seus pés, o centroavante ex-Barcelona, e hoje jogador do Espanyol, mostrava poucos recursos e deixava a jogada morrer.
A dificuldade em concluir os lances ofensivos expôs uma fragilidade do elenco dinamarquês para a qual Hjulmand não encontrou solução. Em três jogos da Copa, usou três centroavantes diferentes na escalação inicial. Contra Tunísia e França, a posição foi de Cornelius e Dolberg, respectivamente.
A melhor chance da Dinamarca foi um chute do meio-campista Jensen defendido pelo goleiro Matt Ryan, que pouco trabalhou no restante da partida. Frente à dificuldade ofensiva dos adversários, a Austrália começou a se sentir no controle por sua atuação lá atrás e adquiriu confiança, até porque, como França e Tunísia estavam empatando, a igualdade no placar do Al Janoub era suficiente.
SEGUNDO TEMPO
Logo no início do segundo tempo, contudo, o cenário mudou porque os tunisianos fizeram 1 a 0 na França, roubando a segunda posição, e ficou a sensação de que os australianos receberam a notícia no exato momento. Isso porque, passados dois minutos do gol africano na outra partida da chave, Leckie recebeu um passe em profundidade, durante ótimo contra-ataque e aplicou dois cortes à frente de Maehle antes de colocar a bola no canto direito de Schmeichel, aos 15 minutos.
A partir daí, sobrou desespero aos dinamarqueses, que tiveram um instante de esperança quando pediram pênalti em Dolberg e viram o árbitro apitar, mas se frustraram pois ele estava assinalando impedimento. Desorganizada, a seleção europeia arrancou alguns suspiros dos torcedores em séries de bate-rebate na área, sem jamais alcançar o desfecho esperado de bola na rede.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Fase de Grupos
- Rodada:
- 3ª rodada
- Data:
- 30/11/2022
- Horário:
- 00:00
- Árbitro:
- Mustapha Ghorbal (Argélia)
- Assistentes:
- Mokrane Gourari e Abdelhak Etchiali (Argélia)
- Cartões Amarelos:
- Austrália: Behich e Degenek
- Dinamarca: Skov
- GOLS:
- Austrália: Leckie, aos 15 minutos, do segundo tempo
- Público:
- 41.232 total
- Renda:
- —
- Estádio:
- Al Janoub
- Local:
- Al Wakrah (Catar)
Confira também:
- Hansi Flick admite pressão na Alemanha e não teme demissão em caso de eliminação
- Elogiado por Tite, Casemiro diz não ser o 'melhor volante do mundo'
- Goleiro do Japão exalta esquema ofensivo da Espanha: 'Estão em todos os lugares'
- Tite muda estratégia e confirma escalação reserva contra Camarões, com 3 dúvidas
Noticias Relacionadas
-
Mendy ganha processo na Justiça contra o Manchester City
06/11/2024 -
PLACAR FI: Confira todos os resultados desta TERÇA-FEIRA
05/11/2024 -
Técnico da Argentina anuncia lista para as Eliminatórias com Messi e Almada
05/11/2024 -
Sporting surpreende e faz 4 a 1 no Manchester City na Liga dos Campeões
05/11/2024