Herói contra Espanha, Füllkrug saiu da 2ª divisão do Alemão para brilhar na Copa

Popular entre os companheiros, já vem arrancando elogios também do capitão da equipe

Ele fez o gol de empate da Alemanha sobre Espanha

Fullkrug

São Paulo, SP, 28 – Do anonimato para as manchetes mundiais. Esse foi o percurso que o desconhecido centroavante Niclas Füllkrug percorreu ao manter viva a chance de classificação da Alemanha neste domingo ao assinalar o gol de empate de 1 a 1 com a Espanha, pela fase de grupos da Copa do Mundo do Catar.

Jogador mediano do Werder Bremen, o atacante de 1,89m disputava, há um ano, a segunda divisão do Campeonato Alemão pelo Werder Bremen. Em meio à estrelas de primeira grandeza comandadas pelo técnico Hansi Flick, foi o seu chute certeiro que evitou uma eliminação precoce no Mundial. Tal feito rendeu o elogio do experiente Thomas Müller ao final da partida. “É exatamente para isso que ele está lá”, comentou o atacante.

Popular entre os companheiros, já vem arrancando elogios também do capitão da equipe. “Ele traz um certo frescor para a seleção, apesar de sua idade não tão jovem. Um cara sempre positivo, sempre avançando e é disso que precisamos: de um jogador absoluto de equipe”, declarou o goleiro Manuel Neuer.

Aos 29 anos, Füllkrug vive uma realidade que jamais pensou protagonizar em sua modesta trajetória no futebol. Na seleção graças à lesão de Timo Werner, chegou ao grupo no fim da preparação. “Estou feliz por ganhar uma posição aqui. Feliz por deixar uma marca imediatamente e ajudar o time. Espero que haja mais gols para vir”, declarou o atleta aos repórteres.

A Alemanha precisa ainda vencer seu próximo compromisso e torcer por uma combinação de resultado no outro jogo da chave para se manter no Mundial, mas Füllkrug já fez muito mais do que dele se esperava.

Com apenas três jogos pela seleção principal, balançou a rede em duas oportunidades. Sua estrela brilhou na primeira aparição no gol da vitória de 1 a 0 contra Omã, no último amistoso dos alemães antes da Copa.

Agora, diante da Espanha, e num momento crucial, ele surgiu para salvar a Alemanha. A relação de Füllkrug com a seleção se limitou às categorias de base. Sua última convocação para o time sub-20 ocorrera em 2014. Depois disso, esquecimento total.

Füllkrug defendeu o Bremen nos primeiros anos como profissional, mas recheou seu currículo com clubes modestos como Greuther Fürth, Nürenberg e Hannover 96. O retorno ao time de origem veio em grande estilo em 2019.

MAIS DETALHES

Com estilo rompedor, foi peça fundamental para o vice-campeonato do Werder Bremen com seus 19 gols e seis assistências. Também conhecido como Lucke, apelido que remete aos dentes separados na parte superior, seguiu fazendo bonito na temporada atual.

Vice-artilheiro do Campeonato Alemão, marcou dez vezes em 14 jogos. Muito em função do seu desempenho, o Werder aparece em nono lugar na tabela de classificação. O lado estelar da carreira vem caindo bem para o atacante que começa a se ambientar com a fama. “A equipe me recebeu com um grande caráter, como eu raramente experimentei. Não foi difícil entrar em campo e tudo está caminhando bem”.

Se ainda não tem cacife para ser titular. O centroavante grandalhão já consegue se sentir como um coadjuvante “predestinado”. “Estou muito tranquilo nestas situações porque não é o primeiro gol que tenho marcou, nem é o primeiro importante que marquei. Já estamos nos preparando para o próximo jogo porque esse meu gol vai servir pouco para nós se não sobrevivermos à fase de grupos.”

Confira também: