Em clima de Copa do Mundo, frutas brasileiras atraem catarianos
Que temos as melhores e mais saborosas frutas do mundo eu não tenho nenhuma dúvida, mas poder saborear um delicioso melão milhares de quilômetros de casa é algo que muito me agrada.
Jornalistas enviados pelo Futebol Interior para a Copa do Mundo analisam cultura do Catar e venda de frutas do Brasil
Campinas, SP, 19 (AFI) – Vida de jornalista que desbrava o mundo para acompanhar grandes eventos como a Copa do Mundo também passa por lojas e mercados, tanto para conhece-los quanto para alimentação diversa e mais acessível. Eu não perdi tempo e fui conhecer um supermercado perto do meu hotel e me deparei com diversas curiosidades bem diferentes da realidade a qual estamos acostumados no nosso dia a dia.
COPA DO MUNDO NO CATAR
De cara e óbvio para todos que acompanharam a expectativa do mundial no Catar, não existe nenhuma bebida alcóolica a venda. A diversidade na seção dos temperos é imensa, o que particularmente me encanta e me desafia. Assim o fiz e comprei pelo menos umas três opções, confesso que um deles acabei jogando fora por conta de ser terrivelmente forte.
A sessão de frutas, verduras e legumes é bem parecida com opções diversas, até que me deparo com frutas maravilhosas e com uma bandeira bem familiar. Melancias e melões do Brasil diante dos meus olhos o que me encheu de orgulho.
O tradicional amarelão que estamos acostumados a comer no Brasil saia por pouco mais de quarenta e dois reais o quilo. Comprei um que me custou trinta e cinco rial catariano e o seu sabor estava divino, bem molhadinho e doce.
Um ponto interessante que notei são os salgadinhos, daqueles de pacote que compramos no Brasil, mas aqui eles possuem tamanhos que chegam a setecentas gramas, o que deixa o pacote em tamanho “super família”.
Bem, de forma geral as sessões e divisões, produtos e diversidades, tudo é bem parecido e as peculiaridades apenas nos enriquece nessa rotina de desbravar novos países, culturas e hábitos.A crença no Catar é respeitada em hotéis, shoppings, estações de trem e até em estádios
HÁBITOS DO CATAR
O país que é sede da vigésima segunda Copa do Mundo não deixa de lado seus hábitos religiosos, nem mesmo durante a competição. O Catar é um país muito pequeno que conta com uma população de pouco mais de três milhões de habitantes, sendo eles em sua absoluta maioria composta por imigrantes de territórios próximos.
A religião local em sua absoluta maioria é adepta ao islamismo. Em 2010, a afiliação religiosa no país foi estimada pelo Pew Research Center como 67,7% de muçulmanos, 13,8% de cristãos, 13,8% hindus e 3,1% budistas. Outras religiões e pessoas sem afiliação religiosa representaram os restantes 1,6%.
O que percebemos no dia a dia andando pelas ruas e estações de Doha é que existe uma consciência institucional em respeitar e fomentar os hábitos religiosos com espaços específicos para todos.
As estações de metrô por exemplo possuem além dos banheiros masculinos e femininos a disposição de seus frequentadores, ainda pequenas mesquitas que ficam abertas o tempo inteiro.
Pelo hábito local as pessoas devem parar em até cinco vezes por dia para orações e isso se dá em qualquer local. Dentro dos quartos dos hotéis da cidade os hospedes se deparam com uma edição do alcorão e um tapete para que os mesmos possam se ajoelhar e realizares suas orações. Além disso no teto existe sempre um adesivo que aponta a localização em relação a meca principal.
No meu quarto por falta de um existe duas edições do livro sagrado do islã, um em árabe e outro em inglês. Confesso que me agrada este conceito de respeito pela religião nessa visita ao Catar para a Copa do Mundo, porém desconheço seus dogmas e simplesmente me reservo a definição de tolerar e acatar as culturas pelo mundo.
Confira também:
- Organizadas, mulheres reforçam a torcida brasileira no Catar
- Argentinos estão mais confiantes que brasileiros ao apontar campeão da Copa
- 5 cuidados para ter com a saúde na Copa do Mundo
- Dirigente alemão critica Fifa e defende protestos no Catar
- Torcedores com camisas da Anistia Internacional são barrados em estádio
Noticias Relacionadas
-
Bisneto do Mussolini faz gol na Série B da Itália e torcida comemora com gesto fascista
23/12/2024 -
Mbappé decreta fim da má fase e vislumbra 2025 promissor no Real Madrid
22/12/2024 -
Com hat-trick de Barry, Villarreal goleia Leganés e se aproxima do G-4 do Espanhol
22/12/2024 -
Juventus sofre contra lanterna, mas vence e ocupa o 6º lugar do Campeonato Italiano
22/12/2024