ESPECIAL COPA SP: Palmeiras de Endrick sobra e 'mata' piada

No Allianz Parque, Verdão goleou o Santos e se sagrou campeão pela primeira vez

Palmeiras Campeão Copinha 2022
Palmeiras é campeão da Copinha 2022 (Foto: Marcello Zambrana)

Campinas, SP, 14 (AFI) – A quinquagésima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, organizada pela Federação Paulista de Futebol, ocorreu entre os dias 2 e 25 de janeiro e protagonizou o primeiro título do Palmeiras na competição, com 128 clubes divididos em 32 grupos.

Essa edição contou com jogadores acima da idade usual, em razão da pandemia da COVID-19, que não permitiu a ocorrência da competição no ano de 2021. O campeonato foi dividido em sete fases, sendo a primeira de pontos corridos, e as outras, eliminatórias. Ao todo, aconteceram 741 gols em 255 jogos, totalizando uma média de 2,91 gols por jogo.

Coincidentemente, o Verdão foi campeão no Allianz Parque, já que o tradicional palco das finais, o Pacaembu, estava sendo reformado. Diante do rival Santos, o Palestra não tomou conhecimento e aplicou uma goleada por 4 a 0.

RELEMBRE A FINAL

TIME CAMPEÃO

Campeão pela primeira vez, o Palmeiras colheu o fruto que plantou em 2013, quando reestruturou as suas categorias de base. O investimento iniciado por Paulo Nobre, e mantido pelos gestores subsequentes, possibilitou a revelação de tantos bons jogadores que colocaram o clube num patamar diferente no cenário nacional.

Com grandes atuações, o goleiro Mateus mostrou segurança e se tornou o quarto goleiro do time principal. Naves e Lucas Freitas cumpriram com excelência o papel de uma dupla de zaga entrosada, com qualidade também na construção. Garcia, com gols e assistências, mostrou grande potencial para substituir Marcos Rocha no futuro. O lateral-esquerdo Vanderlan mostrou versatilidade e, durante a temporada, foi conquistando seu espaço no time de Abel Ferreira. Fabinho e Pedro Bicalho fizeram grande dupla de volantes, dando o equilíbrio perfeito para a equipe. Jhonatan foi muito bem na armação de jogadas, servindo um trio de ataque mortal: Giovani, Gabriel Silva e o artilheiro por natureza, Endrick.

O ‘FENÔMENO’ ENDRICK

Este último balançou as redes seis vezes ao longo do campeonato, e terminou eleito o melhor jogador. Na sequência da temporada, seguiu fazendo grandes atuações, sempre decisivo, até que chegou ao profissional. Na partida contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, marcou pela primeira vez no time principal do Palmeiras.

Endrick Palmeiras Profissional Campeão
Endrick é campeão em todas as categorias do Palmeiras (Foto: Léo Sguaçabia)

PRINCIPAIS REVELAÇÕES

Dentre as principais revelações da Copinha de 2022, além do time campeão já inteiramente citado, estão dois garotos do Vasco da Gama que foram importantíssimos na campanha do acesso na Série B. São eles: o atacante Lucas Figueiredo, e os meio-campistas Andrey Santos e Marlon Gomes, recentemente convocados para a Seleção Brasileira Sub-20.

No Santos, Lucas Pires, Lucas Barbosa e Rwan também tiveram espaço no time profissional, mas participaram de uma campanha frustrante do Peixe na temporada.

Pelo Fluminense, o atacante John Kenedy, que já tinha feito bons jogos no profissional no ano de 2021, não decepcionou na Copinha e marcou cinco gols. Conhecido como carrasco do Flamengo, o jogador se envolveu em casos de indisciplina e perdeu espaço no elenco de Fernando Diniz. “Rebaixado” novamente para a base, discutiu asperamente com o treinador do Sub-23, Cadu Antunes, segundo o jornalista Victor Lessa. O clube não tem mais esperança em conseguir “domar” o atleta.

GOLEIRO TOMATE

Um momento marcante da competição foi quando o goleiro Tomate, do Andirá-AC, que fazia uma grande partida contra o Atlético Mineiro, foi substituído após cometer um pênalti. Após a conversão, o garoto chorou à beira do gramado, o que lhe rendeu mais de 500 mil seguidores nas redes sociais. Após o episódio, recebeu um convite do Botafogo-RJ para um período de testes e, posteriormente, foi contratado.

Botafogo Tomate
Após episódio marcante na Copinha, Tomate assina com o Botafogo (Foto: Divulgação)

ARTILHEIROS

Os artilheiros do campeonato foram Lucas Figueiredo, do Vasco, e Werik Popó, do Oeste. O primeiro, também autor do gol mais bonito, marcou três na goleada por 12 a 0 do Cruzmaltino diante do Rio Claro.

O segundo foi o grande destaque da surpreendente campanha do Oeste, que chegou à fase de quartas de final, onde foi derrotado pelo campeão.

Confira também: