São Paulo muda ou pode cair. Ceni e Casares comprometem

Casares gastou muito e aumentou a dívida do clube. Rogério Ceni não justifica o salário que merece. Então, é preciso mudar já, antes que seja tarde

Julio Casares fez contratações muito caras, aumentou a dívida do clube e não ganhou nada. E o que é pior: quer ser reeleito no clube

São paulo - Coletiva
Casares anuncia a 'continuidade' no São Paulo. Foto: sãopaulo.net

são Paulo, SP, 10 (AFI) – A temporada 2022 do futebol brasileiro termina no próximo final de semana. Dos quatro grandes clubes paulistas, o São Paulo é o que está em pior situação. Neste ano o time teve muito mais baixos do que altos. Faltou qualidade ao elenco, ao técnico, à comissão técnica e até a diretoria.

Julio Casares fez contratações muito caras, aumentou a dívida do clube e não ganhou nada. E o que é pior. Resolveu trabalhar nos bastidores para ser reeleito, quando o estatuto atual do clube não permite.

No que se refere a Rogério Ceni, ele também oscilou muito. Mas, em minha opinião, ele não justificou até agora o salário que recebe. Ao contrário. Foi decepcionante em vários momentos e até brigou nos vestiários com um dos talentos do time, o meia Patrick.

Sua arrogância ficou patente neste episódio e sua permanência no clube em 2023, como prometeu o presidente Casares, é um erro crasso. Também o elenco tem falhas graves. Vários jogadores não tem nível para vestir a camisa do São Paulo.

Mas estão ali sem justificar os contratos milionários que têm graças as benesses de Casares e seus diretores (particularmente, o de futebol) que dificilmente poderão ser suspensos uni literalmente,por causa das altas multas que foram incluídas em seus contratos.

NADA DE REELEIÇÃO

Acho que, a partir de agora, a primeira providência que Julio Casares deveria tomar, era enterrar definitivamente seu projeto de reeleição. Afinal, o que ele fez para continuar no cargo? Na verdade, só aumentou as dívidas do clube e não ganhou nada importante.

Ideal, por isso mesmo, seria ele cumprir apenas sua atual gestão e entregar o cargo para quem for eleito para substituí-lo. Sua permanência na presidência só vai piorar as coisas para o clube. Como também vai piorar no futebol se Rogério Ceni continuar no cargo.

Ele provou que não tem preparo para dirigir um clube como o São Paulo. Comete erros graves e não deveria continuar como técnico. Aliás, acho que um dos maiores erros de Casares foi trocar Crespo por Ceni. O argentino ao menos ganhou um título paulista e Ceni não ganhou nada. Mas, pelo que se prevê, o torcedor do São Paulo vai precisar suportar Casares e Ceni por mais algum tempo. Eles insistem em continuar.

ELENCO DEFICIENTE

Também o elenco tricolor merece um retoque. Algumas mudanças drásticas serão necessárias. A começar pela contratação de mais um goleiro de qualidade para dividir a responsabilidade com Felipe Alves. Jandrei é ruim demais para continuar.

Nas laterais, eu renovaria com Rafinha e colocaria Igor Vinicius como titular. Do outro lado, acho que o melhor é liberar Reinaldo para o Fluminense e aproveitar Wellington como titular. Reinaldo é muito caro para ficar. No meio da zaga, Luisão quer e vai embora e Miranda também está de saída. Sorte que  Arboleda e Ferraresi estão aí para ocupar seus lugares.

QUEM DEVE FICAR
No meio campo, Pablo Maia e Luan merecem ficar. Gabriel Neves deverá ser comprado. Acho que vale o esforço para segurá-lo. Na meia de armação faltam bons valores. Igor Gomes e Nestor não convencem. É, por isso mesmo, um setor que precisa de investimentos. 

No ataque, Patrick, Luciano e Calleri, não podem sair. Mas Anderson, Marcos Guilherme, Eder e Galoppo deveriam ser negociados. Feito isso, e mais algumas contratações pontuais, e o São Paulo estaria pronto para iniciar a temporada 2023. Com menos dívidas, e mais qualidade.

Confira também: