Nordestão: CBF marca reunião com clubes para resolver imbróglios
Documentações pendentes fazem times participantes se reunirem com entidade máxima
Rio de Janeiro, RJ, 9 (AFI) – O Nordestão ainda está com imbróglios para a próxima edição. Apesar de ter sido definido regulamento e participantes, problemas financeiros precisarão passar por resoluções, já que envolvem diretamente a Liga do Nordeste. A CBF disse não ter recebido prestações de conta referentes às temporadas 2020, 2021 e 2022, já que os clubes tratarão do assunto para tomar uma decisão.
DOCUMENTAÇÕES
Além desses documentos que não foram apresentados, a entidade máxima do futebol nacional disse também que sequer enviaram o Estatuto da Associação e os contratos dessas mesmas temporadas, mesmo já solicitadas. De acordo com ofício enviado aos clubes do Nordestão, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, as documentações foram solicitadas “inúmeras vezes” e que demonstra “confiança” para a realização da Copa do Nordeste.
FORMATO DO REGIONAL
As etapas qualificatórias ao Nordestão serão em jogo único, com participações de Vitória, CSA, Confiança, Santa Cruz, Botafogo-PB, Ferroviário, América-RN, Altos, Moto Club, Caucaia, Jacuipense, Retrô, ASA, Cordino, Potiguar e Sousa. Estes 16 clubes são os nove melhores posicionados no ranking da CBF, sendo um de cada Federação e excluindo os classificados aos grupos, e mais sete de vagas destinadas às federações mais bem ranqueadas no RNF e respeitando a posição de cada um em seus Estaduais.
Os confrontos serão em cruzamento olímpico, fazendo o melhor posicionado enfrentar o pior, segundo contra o 15º e assim segue. Com cotas ampliadas e baseado no ranqueamento, os duelos serão estes: Vitória (1º) x Cordino (16º), Jacuipense (8º) x Altos (9º), CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º), América-RN (7º) x Moto Club (10º), Confiança (3º) x Sousa (14º), Ferroviário (6º) x ASA (11º), Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º) e Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º).
HISTÓRIA DO NORDESTÃO
A Copa do Nordeste é disputada, oficialmente, desde 1994, mas com hiatos ao longo do tempo. O primeiro campeão foi o Sport, que possui três títulos no total, além de quatro equipes diferentes conquistando o torneio nas últimas cinco edições: Sampaio Corrêa, Ceará, Bahia e Fortaleza, este por duas vezes.