Sergipano: Preparador físico avalia início de pré-temporada do Falcon para 2023
O Carcará se prepara para um ano cheio, com disputas do Estadual, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro
Wendel Bastos, preparador físico do Falcon, explicou o planejamento da equipe para trabalhar a condição dos atletas
O Falcon segue trabalhando forte em sua preparação para a temporada de 2023. Primeira equipe sergipana a iniciar a preparação para um ano que será cheio, com Estadual, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro – Série D, o Carcará vem dando ênfase ao trabalho físico neste início. O preparador Wendel Bastos explica o planejamento do time da Barra dos Coqueiros:
”A gente começou fazendo a readaptação dos atletas, pois estavam há algum tempo sem atividades, já com um trabalho conjugado com a técnica e tática, comandada pelo professor Luciano Quadros. Teremos um tempo bom para fazer essa preparação até o Campeonato Sergipano e estamos satisfeitos com o trabalho que vem acontecendo” sintetiza Bastos.
”O maior objetivo é evitar lesões. Temos que ter cuidado com a carga que é aplicada no atleta devido ao tempo sem treinos. Estamos sempre conversando e coletando PSE e PSR, vendo a qualidade do sono deles e analisando as métricas que atingem nos treinamentos. Não adianta começarmos cedo os trabalhos e lesionar os atletas” completa.
Para Wendel Bastos, a crescente na parte física se dará de maneira paulatina. Quando iniciarem as partidas preparatórias, segundo o preparador, o Falcon vai ganhar ainda mais corpo físico.
”É algo gradativo. A cada dia de trabalho e a cada carga que é aplicada, a gente vai evoluindo e chegando a uma condição física muito boa. Em breve, vamos começar a fazer os amistosos e isso vai acabar ajudando também. Não dá para precisar uma data, mas em breve os atletas estarão em plenas condições físicas” explica o preparador.
Falcon adere a equipamento para melhor avaliar o rendimento físico
O Falcon vem adquirindo equipamentos para melhorar a sua performance dentro de campo. Além de aparelhos de última geração para os exames e um drone no auxílio da comissão técnica, os atletas agora estão podendo utilizar o Catapult para uma avaliação mais aplicada por parte da preparação física. Wendel Bastos destaca a funcionalidade do mecanismo:
”Através do Catapult, nós temos as métricas, tanto de distância quanto em relação a tensão que é gerada por eles, os sprinters que são dados, vemos o mapa de calor das regiões que os atletas mais frequentam no campo. E é de suma importância para o Luciano analisar e fazer as correções na parte tática, assim como no setor de análise de desempenho e preparação física” explica.
Com o Catapult, a comissão técnica tem todos os dados relativos à movimentação do jogador dentro do campo. A ferramenta, utilizada pelos principais clubes do país, é fundamental para a programação dos treinamentos. A análise dos dados é feita através de uma série de algoritmos.
Confira também:
- Sergipano: Sergipe anuncia dois laterais para temporada 2023
- Sergipano: Falcon acerta contratação de atacante vindo do futebol português
- Avaí contrata destaque da base do Falcon
- Sergipano: Falcon se reapresenta e inicia preparação para 2023
- Falcon vence o Flamengo e se classifica na Copa Atlântico Sub-19