Um belo acordo. Santos e Portuguesa vão usar o Canindé
O Peixe, que tem excelente número de torcedores na capital paulista, há algum tempo tem tido dificuldades para jogar nos estádios paulistanos porque São Paulo, Corinthians e Palmeiras que são donos do Morumbi, Arena de Itaquera e Allianz
A diretoria lusa aprovou uma proposta do Peixe e resolveu firmar uma parceria com ele para a temporada 2023
Campinas, SP, 02 – Diretorias de Santos e Portuguesa de Desportos acabam de firmar excelente acordo. Ambos vão utilizar o estádio do Canindé tanto no Paulistão, que começa dia 15 de janeiro, como em outras competições. O Peixe, que tem excelente número de torcedores na capital paulista, há algum tempo tem tido dificuldades para jogar nos estádios paulistanos porque São Paulo, Corinthians e Palmeiras que são donos do Morumbi, Arena de Itaquera e Allianz Arena, respectivamente, tem se negado a abrir espaço para o Peixe em alguns momentos em que o time da Vila deseja fazer média com sua torcida paulistana. Nos últimos dias, no entanto, esse problema foi resolvido. A diretoria lusa aprovou uma proposta do Peixe e resolveu firmar uma parceria com ele para a temporada 2023.
A ideia já será colocada em prática no Campeonato Paulista onde o Santos vai integrar o Grupo A, ao lado de Red Bull, Botafogo, de Ribeirão e Internacional de Limeira e a Portuguesa estará no Grupo D, ao lado de Palmeiras, São Bernardo e Santo André. A Federação Paulista avalizou o acordo e ao fazer a tabela de jogos do Paulistão já vai determinar as datas em que Santos e Portuguesa deverão jogar no Canindé. Depois disso, nos torneios ou campeonatos que Peixe e Lusa vão disputar, também será utilizado esse mesmo sistema. O Peixe em jogos do Brasileirão, série A e talvez na Copa Sul-Americana, e a Lusa em jogos que terá pela frente depois do Campeonato Paulista.
Neste acordo está acertado que o Santos vai pagar algo em torno de dez milhões de reais para modernizar o Canindé. Obras devem começar à curto prazo. Ainda no primeiro semestre de 2023 o Peixe também inicia as obras de sua nova Arena que será construída no mesmo local onde hoje está o velho estádio de Vila Belmiro. Mesmo depois que a Arena da Baixada estiver pronta, o Santos ainda vai manter esse acordo com a Portuguesa e, sempre que quiser mandar jogo na capital paulista, vai utilizar o estádio do Canindé. Depois que o Santos pagar os dez milhões para reformar o estádio da Lusa, as diretorias dos dois clubes vão se reunir novamente e definir quanto o alvinegro praiano passará a pagar pela utilização do estádio luso em cada um dos jogos que disputar na capital de São Paulo. Ótimo acordo para o Santos, ótimo acordo para a Portuguesa.
Comentamos nos parágrafos acima que o Paulistão começará dia 15 de janeiro de 2023. A FPF já fez o sorteio e divulgou as constituições de cada grupo da primeira fase deste que é considerado o mais importante campeonato estadual do País. Grupo A será composto por Santos, Red Bull, Botafogo e Inter, de Limeira. Grupo B – São Paulo, Guarani, Mirassol e Agua Santa. Grupo C – Corinthians, Ituano, Ferroviária e São Bento. Grupo D – Palmeiras, São Bernardo, Santo André e Portuguesa. Primeira fase terá doze rodadas. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputarão as quartas-de-final em um jogo apenas. Nas semifinais também será disputado apenas 1 jogo entre as equipes classificadas. E nas finais, serão dois jogos entre os dois classificados. O campeão vai ganhar 5 milhões de reais como prêmio. Paulistão termina dia 9 de abril de 2023.