RUMO A DOHA, por Vicente Datolli

Tite não quis divulgar a lista de 55 nomes "aptos" para ir a Copa do Mundo

Agora é esperar até segunda-feira, quando há a promessa da divulgação da lista de 26.

rumo a doha
Tite convocará a seleção para a Copa do Mundo na próxima segunda feira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Um dos maiores temores dos jornalistas é produzir uma notícia velha.

Vou tentar explicar melhor: já imaginaram o sentimento de frustração de alguém que passa um dia inteiro trabalhando e, depois, ouve que tudo o que fez foi (é) desnecessário? Algo como dizer a um cozinheiro, depois de horas à frente do fogão, que todos decidiram encomendar uma pizza…

E qual a razão desta longa introdução? Simples… Corro o risco de escrever, escrever, escrever e, quando o leitor estiver diante da coluna desta semana, tudo pode ser passado.

Mesmo diante do risco, vamos em frente.

Nos últimos dias, alguns clubes deixaram escapar que seus jogadores constam da tal lista de 55 nomes que a CBF (leiam Tite, por favor) encaminhou à Fifa.

Como devem saber, o treinador da seleção brasileira não quis que a “long list” fosse divulgada. Não deu a razão, mas não quis.

Estamos, então, buscando os nomes – e por isso a coluna pode envelhecer: vai que, durante o dia, ele resolve liberar a relação completa?

Bem… Ficamos sabendo que o Flamengo, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores da América, tem cinco nomes entre os 55 que poderão estar no Qatar.

Gabigol, Pedro, Everton Ribeiro, Santos e Filipe Luís. Falando francamente, os cinco teriam condições de estar na relação final de 26 que estará em Doha. Claro que não como titulares (talvez Everton Ribeiro e Filipe Luís, sei lá), mas que poderiam estar, poderiam.

Há quem garanta que Pedro e Everton Ribeiro podem estar rumo à Doha (aproveitei para falar o nome da coluna). Os demais… Na torcida.

Não foram só esses, porém, os nomes que vazaram.

Nino, campeão olímpico, e André, do Fluminense, também estão. Luís Henrique, que saiu do Fluminense rumo ao Bétis da Espanha, também.

E no caso do recém-exportado, convém lembrar que ele não foi chamado sequer uma vez ao longo de todo o período de preparação – o que confirma declarações recentes do treinador que a “long list” traria nomes surpreendentes.

Se formos contabilizando os jogadores que são “certos” na relação, a quantidade de dúvidas diminui muito. Levando-se em conta, porém, que podem surgir novas surpresas, quais são os nomes que faltam?

Lembrando que essa reta final de campeonatos pode trazer infelizes notícias, como a perda de Pogba para os franceses por conta de uma contusão.

Agora é esperar até segunda-feira, quando há a promessa da divulgação da lista de 26.

Confira também: