Santos tenta superar desfalques para derrubar time misto do Flamengo
O Peixe tenta seguir sonhando com uma cada vez mais improvável vaga na próxima Copa Libertadores
Do outro lado, o time carioca, no embalo da conquista da Copa do Brasil e de olho na final da própria Libertadores, deve contar com uma formação mista
Santos, SP, 25 – São muitos os obstáculos para o Santos na abertura da 34ª rodada do Brasileirão. Vindo de derrota em clássico, com moral baixo e cheio de desfalques, o time da Vila Belmiro vai visitar o poderoso Flamengo às 21h45 desta terça-feira, no Maracanã, na tentativa de seguir sonhando com uma cada vez mais improvável vaga na próxima Copa Libertadores. Do outro lado, o time carioca, no embalo da conquista da Copa do Brasil e de olho na final da própria Libertadores, deve contar com uma formação mista.
O duelo, portanto, está longe de encontrar as duas equipes com suas forças máximas. Pelo Santos, as baixas começam na defesa. O zagueiro Luiz Felipe é desfalque certo, devido a um edema na coxa direita. Maicon, ainda em processo de recuperação de lesão muscular, se tornou dúvida por ter mostrado sinais de reabilitação nos últimos dias.
Em compensação, o técnico Orlando Ribeiro terá o retorno Eduardo Bauermann, que esteve fora na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, por suspensão. Para formar dupla com ele, caso Maicon não retorne nesta terça, o treinador tem dois jovens à disposição: Alex ou Derick, da equipe sub-20 e que entrou no lugar de Luiz Felipe no clássico.
No setor ofensivo, o meia Lucas Barbosa e o atacante Lucas Braga serão desfalques por suspensão. Barbosa foi expulso contra o Corinthians e Braga levou o terceiro cartão amarelo. A situação vai dar trabalho para Ribeiro escalar o ataque santista porque ambos os Lucas costumam compor o setor.
O treinador pode optar por Luan para reforçar o meio-campo, deixando o ataque com apenas dois homens: Ângelo e Marcos Leonardo. Outra opção seria promover a estreia do jovem boliviano Miguelito como titular. Considerado uma joia do elenco santista, o boliviano tem sido tratado com cautela após sua estreia, no início deste mês.
Com 43 pontos, o time paulista ocupa o 12º lugar da tabela, posição pouco promissora para se sonhar com Libertadores. Mas o bom desempenho das equipes do G-6 da tabela tanto na Copa do Brasil quanto na competição sul-americana deve fazer o G-6 virar G-8, dando esperanças aos santistas, que estão no momento a quatro pontos do oitavo colocado.
Perto de completar uma semana da conquista da Copa do Brasil e a cinco dias de disputar outra grande final, o Flamengo está dividido. Uma parte dos titulares vai descansar e se recuperar das sequelas físicas do segundo e duro jogo contra o Corinthians na decisão da quarta passada. Dorival Junior revelou que ao menos quatro jogadores atuaram no sacrifício naquela partida disputada também no Maracanã.
No fim de semana, o descanso já começou. O treinador poupou praticamente o time todo diante do América-MG, pelo Brasileirão. Ganhou por 2 a 1, fora de casa. Se a garotada deu resultado no sábado, Dorival acredita que mexer em apenas metade do time seja suficiente para conter o Santos no Maracanã.
Com o título da Copa do Brasil, o Fla já está garantido na fase de grupos da próxima Libertadores. Portanto, não tem mais objetivos no Brasileirão. Dorival avisou após a vitória sobre o América que colocaria em campo na terça “quatro ou cinco titulares.” Em deles seria o goleiro Santos, mas o treinador optou por utilizar Diego Alves.
Os titulares devem ser David Luiz, Everton Ribeiro e Pedro. Filipe Luís, Léo Pereira e Rodinei podem aparecer entre os 11 ou no decorrer do confronto. Assim, o treinador deve poupar Gabriel Barbosa, Thiago Maia, Vidal e Arrascaeta.
O quarteto deve ser poupado, visando, claro, a final da Copa Libertadores. No sábado, o Flamengo decidirá o título com o Athletico-PR, de Luiz Felipe Scolari, em Guayaquil, no Equador. Um novo troféu coroaria a temporada quase perfeita do time carioca, atual terceiro colocado no Brasileirão.