Autoridades prometem 'endurecer' contra vândalos no Castelão

Polícia, Ministério Público e Federação Cearense prometem 'medidas duras' contra vândalos e briguentos.Evacuação evitou até uma tragédia

O delegado geral de Polícia do Ceará, Sérgio Pereira, disse que a Polícia Civil  vai buscar responsabilizar e identificar os briguentos

Torcedores do Ceará brigaram entre si na Arena Castelão
Torcedores do Ceará brigaram entre si na Arena Castelão (Foto: Ascom Dourado)

 

Fortaleza, CE, 17 (AFI) – Nesta segunda-feira (17), uma reunião na sede da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv), juntamente com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Federação Cearense de Futebol (FCF) e Ministério Público (MPCE), tratou de ações após os incidentes ocorridos durante o jogo entre Ceará e Cuiabá pelo Brasileirão, no domingo à noite.

Presente na reunião, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, disse que a investigação feita pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) será rápida e que os torcedores suspeitos de participação no incidente irão responder pelos crimes cometidos.

A Polícia Civil já designou uma equipe para apurar e identificar os indivíduos que provocaram esses atos e encaminhará o inquérito para o Ministério Público. As pessoas que praticaram crimes no estádio serão responsabilizadas. Serão enquadradas tanto nos crimes do Estatuto do Torcedor e como também em outros crimes do Código Penal”, disse Caron.

INDENTIFICAÇÃO

O delegado geral de Polícia do Ceará, Sérgio Pereira, disse que a Polícia Civil  vai buscar responsabilizar e identificar para que essas pessoas que criaram a situação de perigo, que estão na função de bandido, sejam identificadas. Segundo ele, a sua equipe vai fazer trabalho de investigação e vai individualizar a conduta de cada um:  

“O objetivo é tirar bandido de estádio, fazer uma limpa, separar o torcedor de bem do bandido”, disse o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron em entrevista para a imprensa cearense. O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, esteve em reunião, e ressaltou que tudo que a Federação puder fazer para colaborar nesta questão será feito.

PALAVRA DA PM

Quem falou com a imprensa também foi o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), tenente-coronel PM Landim.

Segundo ele, foi feito um planejamento de acordo com os planos anteriores. E que se viu no Castelão foi algo extraordinário. Enfatizou ainda que foi a primeira vez que se precisou fazer essa evacuação na Arena Castelão. Foram feitos vários atendimentos nos ambulatórios, com pessoas em situação de pânico e se evitou lesões e problemas maiores.

AÇÃO CORRETA DE EVACUAÇÃO

Segundo o titular da Sejuv, Rogério Pinheiro a ação de evacuação da torcida, após a briga de torcedores ocorrida durante o jogo, foi a melhor decisão tomada para garantir a integridade dos torcedores. Alguns torcedores passaram mal durante o incidente e precisaram ser retirados das arquibancadas através do campo em ação orientada pela PM.

“O que houve no jogo foi uma ação planejada entre os órgãos de segurança para a evacuação da torcida pelas laterais. Agora, iremos disponibilizar todas as imagens do jogo para que os torcedores sejam identificados e os que cometeram alguma infração sejam punidos perante os órgãos de Segurança Pública”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

AÇÃO SERÁ APRIMORADA

Segundo a Sejuv, essa foi a primeira vez que foi executado o plano de evacuação na Arena Castelão, buscando resguardar a integridade do torcedor.

A Sejuv irá realizar um estudo de caso, juntamente com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), para que ações como essa sejam executadas da melhor forma possível, além de aperfeiçoar o plano e a aplicação das punições devidas aos integrantes de torcidas organizadas.

PREJUÍZO GRANDE

Após o jogo entre Ceará e Cuiabá, nesse domingo (16), pela Série A do Campeonato Brasileiro, a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) contabilizou o quantitativo de 429 cadeiras quebradas na Arena Castelão, resultado da briga entre torcedores do Ceará Sporting Club.

“Lamentamos o fato ocorrido. Esse número de cadeiras quebradas é bem expressivo. Os clubes são responsáveis pelos danos gerados no equipamento”, afirmou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A Sejuv já está trabalhando com a reposição das cadeiras, mas reforça que o clube mandante é o responsável pelo ressarcimento do valor referente às cadeiras quebradas.

Confira também: