São Paulo Botafogo
São Paulo 0 x 1 Botafogo - Pênalti nos minutos finais decreta derrota tricolor no Morumbi

Léo cometeu pênalti nos minutos finais, foi expulso e cedeu a vitória aos cariocas

São Paulo leva gol de pênalti no fim, perde do Botafogo e fica distante do G-8

São Paulo 0 x 0 Botafogo - Empate morno em um Morumbi tomado pela chuva
Foto: Vitor Silva / BFR

São Paulo, SP, 09 (AFI) – A derrota do São Paulo para o Botafogo teve um terceiro adversário em campo: as poças d’água no gramado do Morumbi. Consequência do temporal tempos antes do jogo, as equipes encontraram muita dificuldade em concluir jogadas, mas um pênalti nos minutos finais cedeu a vitória dos cariocas por 1 a 0 pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro

O resultado é muito ruim para o clube paulista, que cai para a 11ª posição e se afasta da zona de classificação para a Libertadores. Os comandados de Luís Castro, por sua vez, garantiram os três pontos e assumiram a oitava colocação na tabela.

Por jogar em casa, o São Paulo pareceu se adaptar melhor às condições do campo, mas não conseguiu se aproveitar dessa vantagem. 

sao paulo botafogo 2
Zagueiro do São Paulo faz pênalti nos minutos finais e cede o gol da vitória ao Botafogo ( Vitor Silva / BFR)

SÃO PAULO MELHOR NO 1º TEMPO

Mesmo com a posse de bola e algumas investidas de criação na área adversária, o time de Rogério Ceni não ofereceu perigo a Gatito Fernández e chutou só uma bola para o gol durante os primeiros 45 minutos. A tentativa foi de Rodrigo Nestor, mas sem sucesso.

Um comboio de cruzamentos errados tomou conta dos lances iniciais do duelo no Morumbi, deixando o treinador são-paulino muito insatisfeito. Calleri, um dos melhores no início da partida, lutou pela bola mas não conseguiu encontrar espaço para finalizar.

O Botafogo, também sentindo as dificuldades de criação pelo gramado encharcado, passou boa parte da primeira etapa acuado no campo de defesa. A dupla de zaga formada por Cuesta e Adryelson foram muito eficiente em bloquear os espaços de criação dos rivais. 

2ª TEMPO DECISIVO

O segundo tempo trouxe mais movimentação de ambos os lados do campo. 

Logo aos 9 minutos, Pablo Maia aproveitou um rebote na entrada da área para chutar forte no meio do gol, mas Gatito mandou para escanteio.

O Botafogo começou a segunda etapa pressionando a saída de bola e tentando aproveitar alguns espaços do mandante. O time voltou mais à vontade e obteve a primeira chance de gol em cabeceio de Cuesta, após uma cobrança de escanteio, aos 3 minutos. O time carioca criou oportunidades na bola parada.

Mas as mudanças de Ceni fizeram com que o São Paulo retomasse a intensidade do jogo, passando a impor jogadas em velocidade pelos lados, especialmente com Reinaldo e Igor Vinicius.

Aos 29, Igor Vinícius apareceu na linha de fundo e buscou Luciano na grande área, mas o atacante cabeceou para fora.

Nos minutos finais, um pênalti aflorou os ânimos do Botafogo. Léo derruba Tchê Tchê na pequena área, o árbitro foi até a cabine de vídeo e marcou a penalidade para os cariocas. Tiquinho Soares cobrou e converteu, para a alegria dos visitantes e infelicidade da torcida são-paulina no Morumbi. 

PRÓXIMOS JOGOS

Pela próxima rodada do Brasileirão, o São Paulo tem um desafio difícil. Os comandados de Ceni enfrentam o líder Palmeiras, no Allianz Parque, no próximo domingo (16). O Botafogo joga em casa e recebe o Internacional, vice-líder da competição.

FICHA TÉCNICA

São Paulo
São Paulo
0 0
Botafogo
Botafogo
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
31ª
Fase Data:
09/10/2022
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Fase Assistentes:
Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
Fase Cartões Amarelos:
São Paulo: Léo, Pablo Maia, Rafinha
Botafogo: Kanu, Victor Cuesta
Fase Cartões Vermelhos:
São Paulo: Léo
Fase GOLS:
Botafogo: Tiquinho Soares, aos 44′ 2T (Pênalti)
Fase Público:
23.918
Fase Renda:
R$ 1.116.070,00
Fase Estádio:
Morumbi
Fase Local:
São Paulo (SP)

Confira também: