Violência faz autoridades de Marselha aumentarem segurança no jogo com Frankfurt
Por conta de outros casos, segurança precisou ser aumentada
São Paulo, SP, 12 – As autoridades francesas em Marselha ordenaram uma proibição parcial da venda de álcool e ordenou que os torcedores do Eintracht Frankfurt devam desembarcar na cidade francesa sob escolta da polícia local para o jogo desta terça-feira, no Estádio do Velódromo, pela Liga dos Campeões.
Menos de uma semana depois de violentas brigas de torcida estragarem uma partida entre Nice e Colônia na Liga Conferência, a provável chegada em massa de milhares de torcedores de Frankfurt no sul da França está levantando novas preocupações nas autoridades.
Os torcedores de Frankfurt receberam 3.300 lugares para o jogo, mas o clube alemão acredita que até 5 mil torcedores adicionais sem bilhetes, entre eles torcedores de organizadas, poderiam fazer a viagem a Marselha.
Os torcedores apaixonados do Frankfurt costumam viajar em grande número e foram envolvidos em confrontos na temporada passada durante a vitoriosa campanha da equipe na Liga Europa.
Para limitar os riscos de violência, a administração regional da polícia de Marselha disse que a venda de bebidas alcoólicas deve ser proibida em vários bairros da cidade portuária a partir das 14 locais, nesta terça-feira, até o pontapé inicial do jogo às 21 horas.
Apontando o risco de os torcedores do Marselha tentarem atacar os de Frankfurt, a prefeitura ordenou que apenas os torcedores alemães que viajarem em ônibus oficial colocados sob escolta policial terão permissão para acessar o Velódromo e seus arredores. Será o primeiro jogo do Marselha em casa na Liga dos Campeões nesta temporada.
A partida de quinta-feira da Liga Europa entre Rennes e Fenerbahçe, da Turquia, também terá um sistema de segurança reforçado. O clube francês vai limitar a capacidade de seu estádio para 19 mil torcedores – incluindo 1.350 visitantes – após uma série de reuniões com dirigentes franceses e da Uefa. O estádio do Rennes tem uma capacidade de 29.778 lugares.
Uma série de incidentes violentos em estádios na última temporada da liga francesa levou as autoridades a tomarem medidas para aumentar a segurança. Mas os recorrentes incidentes, incluindo o caos na final da Liga dos Campeões da temporada passada, entre Real Madrid e Liverpool, em Paris, levantaram preocupações na França e no exterior sobre a capacidade do país de ser sede de grandes eventos esportivos, especialmente antes da Copa do Mundo de Rugby do ano que vem e da Olimpíada de 2024.