Confira os históricos dos 8 times que ainda estão vivos na Copa Paulista
A competição estadual iniciou em 1º de julho com 17 times na disputa, agrupados em três chaves, e terminará em 16 de outubro
A primeira fase da Copa Paulista chegou ao fim e com ela já sabemos os oito classificados que irão disputar as quartas de final
Campinas, SP, 8 (AFI) – A primeira fase da Copa Paulista chegou ao fim e com ela já sabemos os oito classificados que irão disputar as quartas de final. Nesta etapa os clubes jogarão turno e returno, divididos em quatro grupos com dois times em cada, se classificam às semifinais as equipes que ganharem os confrontos.
A competição estadual iniciou em 1º de julho com 17 times na disputa agrupados em três chaves, e terminará em 16 de outubro, após quatro fases, chegando à grande final os dois times que se saírem melhores nos mata-matas.
Continuam ainda na briga: Marília, Botafogo-SP, Noroeste, Desportivo Brasil, XV de Piracicaba, São Caetano, Água Santa e Portuguesa-SP. Os retrospectos desses oito times são bem diferentes.
MARÍLIA
O Marília foi o primeiro time a confirmar sua classificação às quartas de final na Copa Paulista de 2022. O time de Guilherme Alves terminou a primeira fase na liderança do Grupo 1 com 20 pontos em oito jogos, sendo seis vitórias, dois empates e nenhuma derrota, se tornando a única equipe ainda invicta na competição.
A boa campanha faz os torcedores sonharem com a possibilidade do MAC jogar sua primeira final da competição. O time do interior de São Paulo não tem um grande retrospecto no estadual, já que as únicas vezes que chegou perto do título foi em 2003, quando foi às semifinais, mas acabou sendo eliminado pelo Ituano.
Já em 2020, o Marília chegou à final, porém foi superado pela Portuguesa, perdendo os dois jogos. Na primeira partida sob o mando do time adversário, o MAC perdeu por 2 a 1, depois, em seu campo foi superado por 3 a 2. O placar no agregado terminou 5 a 3 para as campeãs.
BOTAFOGO-SP
O Botafogo-SP tem um histórico bastante participativo na Copa Paulista. O time de Ribeirão Preto tem duas semifinais, uma em 2006, sendo eliminado pelo Bragantino, e em 2009, quando não passou pelo Paulista. Além de duas medalhas pratas, uma em 2014, em que perdeu o título para o Santo André, e a outra na temporada passada, quando perdeu a final nos pênaltis para o São Bernardo.
Em 2022, o time de Paulo Baier se classificou em segundo lugar do Grupo 1, com quatro vitórias e quatro derrotas. Ao todo, teve 12 pontos em oito jogos. O Botafogo-SP ainda briga na Série C do Campeonato Brasileiro, o que exige do time duas vezes mais. Na competição nacional, o Botafogo-SP disputa pelo acesso à Série B.
NOROESTE
O Noroeste já soma dois títulos da Copa Paulista, além de uma semifinal em 2001, quando foi eliminado para o campeão do ano, Bandeirante. O time de Bauru conquistou a taça do estadual em 2005 e 2012. Na primeira vez venceu o Rio Claro nos dois jogos, conseguindo um placar agregado de 7 a 4, ganhando com superioridade.
Já depois de sete anos a final não foi tão fácil, mas o Noroeste conseguiu o título contra o Audax, quando venceu o primeiro jogo por 2 a 1, e depois por 1 a 0.
Nesta temporada, o time de Martins briga para chegar em sua terceira final. Na primeira fase, o Noroeste fez 10 pontos em três vitórias, um empate e quatro derrotas no Grupo 1, e se classificou como um dos melhores terceiros colocados.
DESPORTIVO BRASIL
O Desportivo Brasil nunca avançou tanto que já esteve perto do título. O time de Porto Feliz é o grande destaque da temporada por liderar com maestria a classificação da Copa Paulista. O time de Fábio Toth somou 21 pontos na primeira fase em 10 jogos, sendo seis vitórias, três empates e uma derrota.
O Desportivo briga pela sua primeira final com possibilidade de título, já que vem fazendo grande campanha no estadual. O time do interior paulista foi fundado em 2005, após o início da competição. Por apresentar bons resultados, o Desportivo Brasil disputa de igual para igual com quem já fez história na Copa Paulista.
XV DE PIRACICABA
O XV de Piracicaba já soma inúmeras participações no estadual. Em 2008, foi vice-campeão quando perdeu o título para o Atlético Sorocaba, por um gol de diferença. Em 2013 e 2014 chegou às semifinais, eliminado pelo São Bernardo e Santo André, respectivamente.
Em 2016 chegou novamente na final, mas dessa vez conquistou a taça em cima da Ferroviária. A decisão foi decidida nos pênaltis e por 4 a 2 nas cobranças, o time de Piracicaba ficou com o título.
Em 2017, marcou presença até nas semifinais, sendo eliminado pela Inter de Limeira. Em 2019 foi para a decisão, porém por 4 a 3 no agregado perdeu o título para o São Caetano. Em 2020, chegou às semifinais, ficando pelo caminho do Marília.
Nesta temporada, o XV de Piracicaba fez 10 jogos e conquistou 17 pontos, em quatro vitórias, cinco empates e uma derrota.
SÃO CAETANO
O São Caetano se classificou em primeiro do Grupo 3 com 15 pontos em três vitórias, seis empates e uma derrota. O time do técnico Axel quer repetir a campanha de 2019, quando conquistou o título do estadual. Na ocasião, o São Caetano venceu o XV de Piracicaba pelo placar agregado de 4 a 3, quando ganhou o primeiro jogo por 3 a 2 e depois conseguiu o empate com um gol para cada lado.
Em 2016 e 2021, o time de São Caetano do Sul chegou às semifinais, mas ficou pelo caminho quando enfrentou a Ferroviária e o São Bernardo, respectivamente. Na primeira vez o duelo foi decidido nos penais, mas cinco anos depois, o adversário venceu por 3 a 1.
ÁGUA SANTA
Outro time que nunca foi tão longe na competição é o Água Santa. O time de Diadema não acumula nenhuma semifinal nem disputa pela taça durante as suas participações. Nesta temporada, poder ser diferente na história do clube.
Em 2022, o Água Santa fez 10 jogos e conquistou 15 pontos em três vitórias, seis empates e uma derrota. O time de Thiago Carpini faz campanha em suas redes sociais para pedir apoio do torcedor na caminhada até o inédito.
O time quer a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, já que está atualmente sem divisão no nacional.
PORTUGUESA
O Portuguesa é o último campeão da Copa Paulista que está entre os classificados nesta temporada. O time da capital conquistou a taça em 2020, quando superou o Marília vencendo os dois jogos e conseguiu o placar agregado de 5 a 3.
Nos anos de 2017 e 2021, a Portuguesa chegou às semifinais batendo na trave, mas foi eliminada pela Ferroviária no primeiro ano, e não passou do Botafogo-SP quatro temporadas depois.
Em 2022, o time de Sérgio Soares se classificou mesmo em terceiro lugar, já que pela regra, foi um dos dois melhores colocados nessa posição. A Portuguesa somou 14 pontos em três vitórias, cinco empates e duas derrotas.
CONFIRA OS DUELOS DAS QUARTAS DE FINAL
Confira também:
- Bandeirante, de Birigui, tem estádio interditado pela FPF
- Copa Paulista: Água Santa acerta com lateral Igor Fernandes
- Água Santa x XV de Piracicaba - O único jogo com transmissão na TV
- Copa Paulista: Desportivo Brasil acerta com atacante formado na base do São Paulo
- Copa Paulista: Desportivo Brasil negocia Walisson Bahia com futebol português