Da A3 para a Copa Paulista, Desportivo Brasil melhora e briga por vaga com a Portuguesa

O desempenho é resultado da sequência do trabalho de Toth no comando

Desportivo escapou do rebaixamento nas últimas rodadas da A3, mas sobram na Copa Paulista com a melhor campanha

Da A3 para a Copa Paulista, Desportivo Brasil melhora e briga por vaga com a Portuguesa
Foto: Divulgação/Desportivo Brasil

Porto Feliz, SP, 08 (AFI) – O Desportivo Brasil enfrenta a Portuguesa neste sábado no Canindé,  às 19h, na primeira das duas partidas que definem vaga para as semifinais da Copa Paulista, torneio que dá vaga para a Copa do Brasil ou Série D do Brasileiro de 2023. Será a 26ª partida do Dragão Chinês em 2022. Um ano onde o time de Porto Feliz viveu dois momentos distintos.

Um primeiro semestre onde o time rubro não foi bem, e ficou na modesta 13ª posição no Paulista da Série A3, com 14 pontos ganhos, em 15 jogo, 45 pontos disputados e 31,1% de aproveitamento. E escapando do rebaixamento nas últimas rodadas. Foram, três vitórias, cinco empates e sete derrotas, com 14 gols marcados e 18 sofridos.

desportivo brasil briga por vaga
Desportivo Brasil melhora e briga por vaga na Copa Paulista com a Lusa (Foto: Millena Pscheidt/ XV de Piracicaba)

Em contrapartida na Copa Paulista, o Dragão sobrou em relação aos demais: com 21 pontos, dez jogos, seis vitórias, três empates e uma derrota: 70% de aproveitamento, da “água para o vinho”, muito diferente do estadual fazendo a melhor campanha da Copa Paulista.


LIVROU O TIME DO REBAIXAMENTO


O time do Dragão que terminou o estadual, na derrota por 2 a 0 para o São Bernardo no ABC, e contando pelo mesmo treinador atual, Fabio Toth, com essa base: João Calheira (Levy);Ayrton, Lombardi, Arthur (Jacy) e Gilberto; Kayo, Kaynan, Sávio (Luis Barreto) e Victor Adame; Gustavo Queiroz (Vitor Hugo) e Leonardo (David Braga).

Lembrando que na Série A3,o Desportivo iniciou com o treinador Fernando Seabra, que acabou saindo dia 28 de fevereiro depois de nove jogos, sete pontos, uma vitória, quatro empate e quatro derrotas.


Assumiu então Fabio Toth, ex-goleiro, que atuou por Atlético Sorocaba, Ituano, Portuguesa, Oeste e Figueirense, teve a primeira chance como profissional como treinador profissional. Comandou o time nos seis últimos jogos restantes com duas vitórias (Bandeirante e Nacional), um empate (Rio Preto) e três derrotas (Capivariano, Votuporanguense e São Bernardo. Somou sete pontos de 18 possíveis,  38,8% de aproveitamento, o suficiente para livrar o time de Porto Feliz do rebaixamento.

desportivo brasil briga por vaga2
Sob novo comando, o Dragão conseguiu escapar do rebaixamento no estadual (Foto: Divulgação/Desportivo Brasil)


OUTRO PATAMAR NA COPA PAULISTA


Toth deu sequência ao trabalho, iniciado na A3 e nesta Copa Paulista, realiza uma grande campanha, sendo apontado por muitos como o melhor treinador da primeira fase.

Desde que chegou ao Desportivo, o jovem treinador totalizou até o momento, 16 jogos comandando o Desportivo, com oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas, e 50% de aproveitamento.Thiago; Douglas, Jeferson, Mateus Pasanato (Gabriel Gomes) e Bruno; Madruga, Queirós, David Elias (Yuri Martins) e David Braga; Kainan Ribeiro (Alef) e Chaparral (Michael),vem sendo a base na Copa Paulista.


BALANÇO DO ANO


 Em toda a temporada o Desportivo fez 25 jogos, 15 no estadual e dez na Copa Paulista. Foram nove vitórias, três no estadual e seis na Copa Paulista, oito empates, cinco no estadual e três na Copa Paulista, e oito derrotas, sete no estadual e uma na Copinha. Seu ataque marcou 33 gols em 2022, com 14 na A3 e 19 na Copa Paulista; e sua defesa tomou 28, 18 no estadual e dez na Copa Paulista.

Agora vem o grande desafio do Dragão e de Toth, passar pela forte Lusa para aí brigar pelo título. Mas isso é história para contar em outro capítulo.

Confira também: