Flamengo 2 x 1 Vélez Sarsfield - Virada e vaga na final da Libertadores


Rubro-Negro vai disputar a sua terceira final em quatro anos, desta vez diante do Athletico que eliminou o Palmeiras. Decisão será em jogo único em Guaiaquil, no Equador.
Como já tinha vencido lá por 4 a 0, o clube brasileiro fechou a disputa com duas vitórias (seis pontos) e vantagem no gol agregado: 6 a 1.

Rio de Janeiro, RJ, 7 (AFI) – Não foi aquele show de bola que a torcida do Flamengo está acostumado a ver, porém, o rubro-negro carioca carimbou sua vaga na final da Copa Libertadores da América de 2022 diante do Athletico-PR, que eliminou o Palmeiras na outra semifinal.
Nesta quarta-feira à noite, no Maracanã lotado, o Flamengo venceu por 2 a 1, de virada, o Vélez Sarsfield, da Argentina. Como já tinha vencido lá por 4 a 0, o clube brasileiro fechou a disputa com duas vitórias (seis pontos) e ampla vantagem no gol agregado: 6 a 1.
A final da Libertadores será brasileira em jogo único marcado pela Conmebol para Guaiaquil, no Equador, no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental. Esta será a 63.ª edição da competição organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol.
Esta é a terceira final do Flamengo em quatro anos. Ganhou do River Plate em 2019 e perdeu do Palmeiras no ano passado. Já havia sido campeão em 1981 também. E a segunda do Athletico-PR, vice-campeão em 2005 diante do São Paulo.
VÉLEZ DIFERENTE
No primeiro tempo, o time argentino foi superior ao Flamengo, que não esteve numa noite feliz. Na verdade, o Vélez Sarsfield melhorando muito em relação ao primeiro jogo, adotando o esquema tático 4-1-4-1 com marcação em cima do meia Arrascaeta e marcando bem o lado esquerdo da defesa, evitando as descidas do lateral Rodinei.
Talvez o Flamengo tenha sentido falta de alguns titulares, principalmente, Gabigol no ataque. Errou muitos passes e finalizou mal. Acertou um chute no gol aos 39 minutos com Pedro, bem fora da grande área.
Antes disso, porém, os argentinos abriram o placar. Vidal perdeu a bola na saída da defesa e o Vélez pegou a marcação carioca desprevenida. Após o cruzamento do lado esquerdo, Lucas Pratto se antecipou na área e desvio para as redes, aos 20 minutos.
MARCA DE PEDRO
O empate saiu somente aos 41 minutos. Após passe de Rodinei, o meia Everton Ribeiro levantou a bola em direção ao gol. No meio do trajeto, mesmo de costas, Pedro desviou de cabeça. A bola tocou na parte debaixo do travessão e caiu dentro do gol. Tudo igual.
Este foi seu 12.º gol nesta Libertadores, o seu gol de número 16 na competição, se igualando a Zico, campeão mundial nos anos de 1980. O atacante só fica abaixo de Bruno Henrique, com 19, e Gabigol, com 27 gols.
César Sampaio, um dos auxiliares de Tite, técnico da seleção brasileira, esteve no Maracanã. Há a expectativa de que Pedro seja convocado na próxima sexta-feira para amistosos dos ‘canarinhos’ rumo à Copa do Catar. O presidente do país, Jair Bolsonaro, também esteve neste semifinal, mas passou desapercebido.
VOLTOU MELHOR
Mas o Flamengo voltou para o segundo tempo com contra-veneno à marcação argentina. Aumentou sua intensidade e ganhou a posse no meio-campo, ganhando espaço para atacar.
Aos sete minutos, Pedro chutou de longe e o goleiro Burián defendeu firme no chão. Mas o atacante segue iluminado e iniciou a jogada do gol da virada aos 22 minutos.
Após roubada de bola de João Gomes, Pedro partiu para cima da defesa. Passou por um adversário, deu caneta noutro e já dentro da área se preparava para bater. Antes disso, porém, Marinho soltou um ‘míssel’ de pé esquerdo no ângulo direito do goleiro. Um golaço, com direito a duas cambalhotas do endiabrado atacante.
GOL ANULADO
Depois disso, o Flamengo administrou a vantagem. Aos 47 minutos marcou o terceiro gol, mas que acabou anulado pelo VAR. Marinho levantou na área e Pablo deu um leve desvio de cabeça para as redes. Mas o VAR viu um braço adiantado de Pablo, que o deixou impedido. Em seguida, o árbitro terminou o jogo diante de mais de 66 mil torcedores.

FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Semifinais
-
Rodada:
- 2ª
-
Data:
- 07/09/2022
-
Horário:
- 21:30
-
Árbitro:
- Piero Maza (CHI)
-
Assistentes:
- Alejandro Molina (CHI) e Claudio Urrutia (CHI)
-
Cartões Amarelos:
- Flamengo: Filipe Luís e Vidal
- Vélez Sarsfield: Garayalde, Seoane e Brizuela
-
GOLS:
- Flamengo: Pedro 41’/1T e Marinho 22’/2T
- Vélez Sarsfield: Lucas Pratto 20’/1T
-
Público:
- 66.635
-
Renda:
- R$ 5.522.336,00
-
Estádio:
- Maracanã
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)
Confira também:
- Libertadores: Final com tons vermelho e preto de Flamengo e Athletico
- Éverton Ribeiro e Pedro exaltam a mão de Dorival em virada do Flamengo
- SUL AMERICANA: Independiente Del Valle volta a vencer o Melgar e confirma vaga na final
- Torcedor é detido após assediar jornalista ao vivo; Flamengo se pronuncia
- Palmeiras vai à Conmebol por arbitragem na Libertadores; Mancha critica Leila