Série D: Conheça os oito melhores técnicos da competição
Apenas oito técnicos sobraram até aqui com o sonho de ser campeão da SÉRIE D. Conheça um pouco de cada um antes das abertura das quartas de final
Quem passar das quartas de final estará automaticamente na Série C de 2023, porém, os times querem mais, querem o título da Série D
São Paulo, SP, 17 (AFI) – A Série D do Campeonato Brasileiro está chegando ao fim, com isso, somente oito times sobraram para disputar as quartas de final e continuar sonhando com o acesso à Série C. São eles: Amazonas-AM, América-RN, ASA-AL, Caxias-RS, Portuguesa-RJ, Pouso Alegre-MG, São Bernardo-SP e Tocantinópolis-TO.
Quem passar das quartas de final estará automaticamente na Série C de 2023, porém os times querem mais, querem o título de campeão da Série D de 2022. Para isso, os técnicos terão que traçar planos muito bem definidos e fazer com que os atletas acreditem e sigam a risca para aumentar ainda mais as chances de êxitos.
As campanhas dos oito times foram diferentes até aqui, uns ganhando e convencendo e outros passando com estratégias bem boladas. Por isso, o Futebol Interior separou os oito melhores técnicos da competição até o momento e vamos falar da trajetória de cada um deles até o momento na competição.
AMAZONAS-AM – Rafael Lacerda
Dono da melhor campanha da Série D que ainda permanece na competição, Rafael Lacerda chegou no Amazonas no final de março. O técnico tem 27 partidas a frente da Onça Pintada e soma 17 jogos com 10 vitórias, seis empates e apenas uma derrota na competição.
Rafael Lacerda constrói uma campanha extraordinária no comando do Amazonas, já que logo na primeira vez participando da Série D, o técnico fez o time conquistar um lugar nas quartas de final da quarta divisão do nacional. A Onça Pintada terminou na liderança na primeira fase e deixou pelo caminho Juventude-MA e Lagarto-SE.
AMÉRICA-RN – Leandro Sena
Leandro Sena está no América desde 2019, porém ele não estava como técnico, e sim como auxiliar. Durante esses quase quatro anos, ele viu o Mecão bater na trave duas vezes, na temporada de 2020 e na de 2021, quando o clube alvirrubro chegou nas quartas de final mas foi eliminado nas duas oportunidades.
Na temporada atual ele assumiu o time ainda no campeonato potiguar, onde chegou até a final contra o rival ABC, porém foi derrotado após perder por 6 a 4 no placar agregado. A primeira partida o América empatou em 2 a 2, e na segunda partida perdeu fora de casa por 4 a 2.
Na Série D ele comandou o time por nove partidas, com cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota, fazendo o time marcar 15 gols e sofrendo apenas cinco. O Mecão se classificou em segundo lugar no grupo C com 24 pontos, eliminou a Jacuipense na segunda fase e nas oitavas de final o time passou do Moto Club-MA com duas vitórias. Agora o time natalense enfrentará o Caxias-RS nas quartas de final.
ASA-AL – Jota Guerreiro
Jota Guerreiro é um estreante como técnico, faz seu primeiro ano a frente do ASA-AL após se aposentar como jogador. O estreante está fazendo uma ótima primeira temporada como treinador.
No estadual ele conseguiu levar o ASA para a final do campeonato, porém foi derrotado na final pelo CRB por 4 a 1 no placar agregado.
Na Série D ele comandou o time em 13 partidas, e impressionantemente só foi derrotado em uma. Somando assim sete vitórias e cinco empates, com 14 gols feitos e apenas quatro sofridos.
O time alagoano foi o primeiro colocado do seu grupo com 25 pontos. Na segunda fase o time passou facilmente pelo Afogados-PE com duas vitórias, porém nas oitavas encontrou dificuldades e só conseguiu avançar nos pênaltis após empatar os dois jogos sem gols contra o Rio Branco-AC. O próximo adversário do jovem técnico será o Pouso Alegre-MG.
CAXIAS-RS – Thiago Carvalho
Thiago Carvalho chegou ao Caxias na sexta rodada da Série D, e já começou vencendo o Marcílio Dias por 3 a 1. De lá até aqui foram 13 jogos, seis vitórias, seis empates e apenas uma derrota, justamente para o mesmo Marcílio Dias.
O Caxias passou fácil na fase de grupos, com 27 pontos conquistados em 14 partidas. Porém, a vida “fácil” dos grupos ficou pra trás quando começou a segunda fase. O Caxias eliminou o Oeste nos pênaltis na segunda fase e teve que ter sangue frio novamente nas oitavas, quando também eliminou o Real Noroeste nos pênaltis.
PORTUGUESA-RJ – Felipe Surian
Felipe Surian está na Portuguesa desde maio deste ano e já conta 15 jogos pelo time, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas na Série D. Quando Surian chegou à Lusa ainda não tinha vencido na competição, e no último domingo, o técnico comemorou a classificação do time carioca às quartas de final do campeonato.
Felipe Surian faz a sua segunda passagem pela Lusa, pois em 2021 foi eleito o melhor treinador do Campeonato Carioca, quando a Portuguesa realizou sua maior campanha no estadual. O técnico de 40 anos é velho conhecido e ascende junto à Lusa na Série D.
POUSO ALEGRE-MG – Paulo Roberto Santos
Paulo Roberto Santos foi outro que chegou para arrumar a bagunça na casa. Ele chegou ao Pouso Alegre na quarta rodada, e saiu vencedor no jogo contra a Caldense.
Ele conseguiu classificar o time na primeira colocação do grupo, com 26 pontos em 14 jogos. Na segunda fase ele fez uma boa estratégia para eliminar o Operário após empatar em gols fora de casa.
Nas oitavas o treinador conseguiu derrubar o tradicional Paraná Clube. Após conseguir um empate fora de casa, o time venceu dentro de casa por 1 a 0 e garantiu a presença nas quartas de final da competição.
Paulo Roberto é o conhecido no interior de São Paulo como “Rei do Acesso”. Subiu cinco vezes com o Rio Claro e quatro com o São Bento, entre tentos outros acessos. Teve um grande início de temporada 2022, garantindo a volta do São Bento para a elite do futebol paulista em 2023 após ser vice-campeão da Série A2.
SÃO BERNARDO-SP – Márcio Zanardi
É técnico do São Bernardo desde outubro de 2021, quando foi ‘promovido’ ao profissional já que comandava o Sub-20 do time paulista. No clube, Zanardi está desde 2020 no comando das categorias de base. Já no elenco principal, o treinador tem ao todo 30 jogos entre Campeonato Paulista e Série D.
No estadual, Zanardi levou o São Bernardo até às quartas de final, quando foi eliminado pelo São Paulo. Na competição nacional, o técnico soma nove vitórias, sete empates e apenas uma derrota. Na primeira fase classificou o time na liderança do grupo e passou por Azuriz-PR e Bahia de Feira-BA nos mata-matas seguintes.
TOCANTINÓPOLIS-TO – Jairo Nascimento
No Tocantinópolis desde o final de 2021, Jairo Nascimento já esteve à frente do clube no Campeonato Tocantinense, Copa do Brasil e na Série D. Ao todo, na quarta divisão da competição nacional o técnico tem 18 partidas, com oito vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Na primeira fase conquistou a classificação na vice-liderança do Grupo A2 com 22 pontos. Jairo tem pelo Tocantinópolis duas taças do estadual, um título honroso de chegar à terceira fase da Copa do Brasil, quando caiu para o Athletico-PR, agora, vai em busca do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.
Confira também:
- Série D: Técnico do Pouso Alegre quer seu time focado diante do ASA
- Série D: Homens armados assaltam CT do Moto Club-MA e jogador é agredido
- Série D: Amazonas-AM desembarca no Rio com desfalques
- CBF confirma palco do jogo de ida entre TEC x São Bernardo
- Série D: Técnico do Paraná, Omar Feitosa, deixa o clube