Série C: Vinicius Eutrópio reencontra Washington “Coração Valente" no Confiança
Ambos jogaram juntos no Brasil-RS e estiveram no Fluminense-RJ, vice-campeão da libertadores de 2008
Vinicius foi coordenador técnico do Fluminense vice-campeão da libertadores em 2008, Washington era o camisa 9 da equipe
Aracaju, SE, 22, (AFI) – O técnico Vinicius Eutrópio foi apresentado ao elenco do Confiança na tarde de terça-feira (21), no Estádio Sabino Ribeiro, em Aracaju. O novo comandante chega para dirigir a equipe na sequência da Série C do Brasileiro. Junto com Eutrópio se apresentou o auxiliar técnico, Felipe Sampaio Alves. No time sergipano, o novo comandante reencontrou um velho conhecido, o CEO do Clube, Washington “Coração Valente”, com quem trabalhou no Caxias-RS e no Fluminense.
Ambos se conhecem há quase 30 anos, foram jogadores do Caxias, atuaram juntos em 1994. Vinicius Eutrópio foi um volante muito técnico, era preciso na marcação e tinha uma saída de bola de extrema qualidade, já Washington foi um autêntico centroavante, um verdadeiro goleador. Juntos levaram o Caxias a quarta posição do Campeonato Gaúcho daquele ano.
Os dois voltaram a se encontrar no Fluminense em 2008, ambos foram vice-campeões da Libertadores da América, na época o time carioca perdeu a final para a LDU de Quito-EQU. Washington era o atacante do time, que tinha como técnico Renato Gaúcho, a equipe atuava com: Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior César; Ygor, Arouca, Cicero e Conca; Thiago Neves e Washington. Já Vinicius Eutrópio, que havia pendurado as chuteiras, era o Coordenador Técnico do Fluminense, como gestor, contribuiu de maneira significativa para a campanha do time carioca na competição continental daquele ano.
Com toda esta trajetória no futebol, Vinicius Eutrópio foi acumulando experiência. Como jogador atuou com destaque no América-MG, Figueirense, Náutico, Criciúma, União São João de Araras, entre outros clubes. Estudioso, chamou a atenção de Parreira, que o convidou para ser auxiliar técnico da Seleção da África do Sul na Copa de 2010. Como treinador, além do Fluminense, comandou o Ituano, Grêmio Barueri, Estoril (Portugal), Duque de Caxias, América Mineiro, Figueirense, Al Ittihad Kalba dos Emirados Árabes, Chapecoense, Ponte Preta, Santa Cruz, Bolívar (Bolívia), Guarani, Joinville, Paysandu e Londrina. Foi campeão catarinense com Figueirense e da Copa Santa Catarina com Joinville. No meio futebolístico ficou conhecido por ser um treinador moderno, com metodologia ousada de treinamentos, além de ser um expert na gestão de grupo. Dentro de campo, exige de sua equipe mais posse de bola, que proponha o jogo e busque sempre o ataque.
Eutrópio tem uma larga experiência em comandar times do Brasileirão da Série A, da Série B e da própria Série C, sendo o comandante do Paysandu em 2021. Em 2012 por muito pouco não levou o Duque de Caxias ao acesso. Ele assumiu a equipe na última posição na classificação e levou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Icasa na época, time que subiu para a Série B. Em 2015, uma outra grande experiência marcou a carreira do treinador, ele foi o técnico da Chapecoense na disputa do Troféu Joan Gamper, diante do Barcelona no Camp Nou, na Espanha.
Agora no Confiança, Vinícius Eutrópio terá a missão de salvar o clube do risco do descenso para a Série D do Campeonato Brasileiro. No momento, os azulinos estão na zona do rebaixamento, na 18º posição com 10 pontos, um a menos que o Vitória, primeiro time fora da zona da degola e a sete pontos do Manaus, primeiro time do G8. Restam oito rodadas para a definição dos classificados e dos rebaixados. A estreia de Vinicius Eutrópio à frente do Confiança será neste sábado, às 17h, contra o ABC no Frasqueirão, em Natal.