Santos investiga tentativa de manipulação no Brasileiro Feminino
O presidente Andres Rueda revelou que um funcionário do clube tentou subornar uma atleta do Red Bull Bragantino no jogo do último domingo.
A partida entre Santos e Red Bull Bragantino pela 13ª rodada do Brasileirão Feminino, encerrado com empate por 1 a 1, trouxe uma polêmica nos bastidores. O presidente santista, Andres Rueda revelou que um funcionário do clube tentou subornar uma atleta do Red Bull Bragantino no jogo do último domingo, na Vila Belmiro.
Segundo o clube alvinegro, que identificou a tentativa de manipulação, um funcionário das Sereias da Vila tentou subornar uma das jogadores do Bragantino para forjar o resultado da partida. O Santos afirma ter provas contra o acusado, que foi demitido por justa causa. Uma investigação está em curso para apurar o caso. O presidente Andres Rueda disse que a manipulação envolvia lucros com apostas.
O profissional havia entrado em contato com um intermediário do clube de Bragança Paulista para acionar uma jogadora da equipe e combinar um resultado elástico ainda no primeiro tempo. A atleta do Bragantino que foi procurada recusou a investida e avisou o clube da tentativa de manipulação, cedendo cópias das conversas. O profissional do clube de Bragança foi demitido, assim como o funcionário do Santos, que não teve seu nome ou cargo revelado.
NOTA DO SANTOS
O Santos publicou uma nota oficial apresentando a denúncia. No texto, o clube confirma ”Antes do duelo do último domingo (19), válido pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, uma jogadora da equipe de Bragança Paulista teria sido procurada para forçar um placar elástico a favor do Santos. A atleta recusou a proposta e dirigentes da equipe adversária prontamente procuraram o presidente do Santos FC, que tomou as devidas providências para denunciar o caso junto à CBF, registrar boletim de ocorrência e punir os envolvidos. O integrante do departamento de futebol feminino do Santos FC com participação no caso foi desligado do quadro de funcionários, por justa causa”.
Em entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira (20), Rueda afirmou que o time tem provar do ocorrido e vai enviar a denúncia ao Ministério Público ”Estamos preparando todo o material para encaminhar ao Ministério Público e não vamos ficar contentes enquanto não apurarmos, não só quem foi de onde veio isso, mas também até onde chega essa podridão”, concluiu o presidente.
MOVIMENTO SUSPEITO
O presidente do Santos levantou suspeita sobre outro episódio. O funcionário demitido pelo clube entregou um envelope à quarta árbitra antes da partida na presença da juíza. A quarta árbitra guardou o documento no bolso. “Eu não quero ser leviano. Aparece o envelope. Tem de ser investigado, porque é uma atitude completamente estranha: antes de o jogo começar, ir lá e entregar um envelope”, comentou Rueda, que disse não saber se os fatos estão relacionados.
O Santos é o sexto colocado do Brasileirão Feminino, com 19 pontos. O Red Bull Bragantino é o lanterna da tabela, com apenas 4 pontos na competição. Na próxima rodada da primeira fase do torneio, o Santos encara o Internacional, em Belo Horizonte. Já o Bragantino, viaja para o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo no Luso-Brasileiro. As duas partidas estão marcadas para o dia 3 de agosto.