Série B: Aeronave que sobrevoou Mineirão em jogo é irregular na Anac
"A Agência aplicará as medidas administrativas cabíveis, que podem incluir a emissão de auto de infração, a interdição da aeronave e a suspensão das licenças do piloto" - Anac
Aeronave sobrevoou o Mineirão abaixo do que é indicado nas regras da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA)
Belo Horizonte, MG, 17 (AFI) – Na última quarta-feira durante o jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro da Série B, uma aeronave sobrevoou o Mineirão abaixo do que é indicado nas regras da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA), assustando os torcedores com as manobras.
Em investigação na Agência Nacional de Aviação (Anac) foi informado que o helicóptero está com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) suspenso desde do dia 14 de maio deste ano.
AERONAVE DE EMPRESÁRIO INVESTIGADO
Foi apurado, pelas imagens registradas do acontecido, que o helicóptero pertence à empresa MHE Participações e Empreendimentos Ltda. Organização que tem como administrador Cristiano Richard dos Santos Machado, empresário investigado por possíveis irregularidades na gestão de Wagner Pires de Sá no Cruzeiro.
ESPECIALISTA
De acordo com o piloto especialista, Dudu Barbatti, a altura praticada por quem estava no controle do helicóptero era irregular, e que se a aeronave está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso não é permitido levantar voo, mas que em situações extracurriculares, como em voo de manutenção ou de experiência para renovação do certificado, pode haver alguma autorização.
NOTA OFICIAIS
O Mineirão informou que desconhece alguma informação do helicóptero e do voo durante o jogo.
A Anac disse em nota oficial que a apuração já começou e medidas administrativas serão aplicadas.
Nota da Anac
“A ANAC teve acesso aos vídeos do ocorrido e já deu início a apuração do caso. A Agência aplicará as medidas administrativas cabíveis, que podem incluir a emissão de auto de infração, a interdição da aeronave e a suspensão das licenças do piloto, por exemplo.
Caso os presentes possuam informações adicionais, como vídeos e fotos, que possam contribuir com a apuração, pedimos que encaminhem no canal oficial de comunicação da ANAC, http://www.anac.gov.br/falecomaanac.
É importante destacar, ainda, que o espaço aéreo é regulado e fiscalizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão da Aeronáutica, e as infrações relacionadas ao espaço aéreo devem ser apuradas pelo órgão em questão.”