Série D: Villa Nova-MG garante vaga na edição de 2023
Leão do Bonfim entrou com liminar contra a FMF reivindicando a sexta posição na classificação geral do Campeonato Mineiro
Nova Lima, MG, 28 (AFI) – A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) concedeu parecer favorável ao Villa Nova-MG, que entrou com liminar contra a Federação Mineira de Futebol (FMF) para que o 6° lugar na classificação geral do Campeonato Mineiro fosse reconhecida.
Com isso, o Leão do Bonfim garante a classificação na Série D do Campeonato Brasileiro em 2023. Caso ainda vai para o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no Rio de Janeiro.
O Villa Nova terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro na sexta colocação e, segundo o regulamento da FMF, os três melhores times (com exceção daqueles que já fazem parte das Séries A, B e C) estariam classificados para a Série D.
VILLA NOVA X FMF
A confusão entre Villa Nova e FMF começou porque a Federação colocou a equipe na oitava posição da classificação geral após o Leão do Bonfim ser eliminado na semifinal do Troféu Inconfidência pelo Democrata. Segundo o jurídico do Villa, os resultados do Troféu Inconfidência não deveriam ser considerados para fins de vaga na Série D.
Os outros dois clubes que conseguiram se classificar à quarta divisão do campeonato nacional foram Athletic e Caldense.