Catarinense: Figueirense anuncia criação da sua SAF e estuda parcerias

Clube agora estudará e prospectará propostas para vender parte de suas ações

Figueirense OrlandoScarpelli 2021
Figueirense é mais um clube virar SAF

Florianópolis, SC, 30 (AFI) – O Figueirense oficializou nesta quinta-feira, véspera de Ano Novo, a criação da sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF), como forma de dar andamento ao seu processo de reestruturação financeira – que começou com o deferimento da recuperação extrajudicial.

Em nota, o clube confirmou que foi constituído o Figueirense Futebol Clube S.A.F., detendo 100% das ações neste primeiro momento. Todos os tramites administrativos também já foram concluídos, incluindo o registro na Junta Comercial de Santa Catarina.

A partir de agora, o time catarinense estudará uma série de propostas de empresas que querem investir no clube, como aconteceu com Ronaldo Fenômeno e Cruzeiro. O discurso é de cautela neste primeiro momento, até para analisar os valores que terão que ser investidos.

O QUE É SAF?

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 6 de agosto de 2021, a Lei do Clube-Empresa” ou então “Sociedade Anônima do Futebol (SAF)”, é um projeto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), traz uma nova formatação jurídica aos clubes de futebol, que hoje em sua maioria são associações sem fins lucrativos.

Hoje, a maior parte dos times de futebol, sem fins lucrativos, não contribuem com o caixa da União. O clube que muda para SAF obtém as certidões negativas de débitos e também é possível proporcionar garantias legais para possíveis investidores.

O primeiro desafio do Figueirense na temporada 2022 será a Recopa Catarinense, quando jogará diante do Avaí, dia 20 de janeiro, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.

Confira também: