Paulistão: Por telefone, Ponte demite preparador de goleiro ‘top 10’ no Brasil
Betão foi demitido pelo telefone após oito anos de serviços prestados ao clube
Campinas, SP, 16 (AFI) – Conforme o Portal FI adiantou na segunda-feira, a Ponte Preta optou mesmo pela demissão do preparador de goleiros, Beto Guastanali, o Betão, visando a reformulação do clube para 2022. O que ninguém esperava é que a dispensa fosse acontecer de forma amadora: por telefone.
A decisão pela dispensa foi exclusivamente do presidente eleito, Marco Antônio Eberlin, que ao longo das últimas semanas já havia comentado com seus pares sobre as ressalvas ao profissional. Tanto é que uma pessoa ligada ao dirigente que foi incumbida de avisar Betão sobre sua demissão.
O preparador de goleiros saiu de férias logo após o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro. Betão teria ficado extremamente chateado com o aviso de sua dispensa pelo telefone, principalmente por estar vinculado ao clube durante oito anos. E, realmente, o profissional ter sido mais respeitado em sua saída.
Betão completou oito anos como funcionário da Ponte Preta, tendo ficado por cinco anos como preparador de goleiros das categorias de base. Subiu ao profissional em 2018 com a saída de André Dias, quando seu trabalho passou a ser notado com os goleiros do time principal, sobretudo com Ivan, que fez sua estreia em 17 de janeiro de 2018, contra o Corinthians, no Pacaembu.
Conhecido internamente pela exigência nos treinos, Betão é visto como ‘mentor’ de Ivan, Ygor Vinhas e demais goleiros da Ponte, incluindo jovens das categorias de base, os quais também auxilia. Uma função de preparador de goleiros que vai além das quatro linhas e deveria ser respeitada.
O profissional foi o grande responsável por tornar Ivan um dos melhores jogadores da posição, ficando, hoje, entre os dez melhores goleiros do Brasil. Foi com Betão que o goleiro Ivan ganhou destaque no time principal da Ponte Preta e passou a ser lembrado em convocações da Seleção Brasileira. A princípio ele integrou a categoria olímpica, até que em 2019 foi surpreendido pelo técnico Tite com convocação para o time principal para amistosos contra Colômbia e Peru.
O substituto de Betão deverá ser o ex-goleiro Lauro, que ficou marcado por gol de cabeça contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro de 2003. Ele ainda defendeu Internacional, Portuguesa, Joinville, Chapecoense, Ceará e Bragantino. Tecnicamente nunca foi um primor.
A Ponte Preta está no Grupo D do Paulistão, ao lado de Santos, RB Bragantino e Santo André. A Macaca estreia diante do Palmeiras, em São Paulo, ainda sem data e horário confirmados pela FPF.