ESPECIAL LIBERTADORES: Palmeiras deixa Flamengo no 'cheirinho' e a América fica verde pela segunda vez seguida

O Verdão passou por Atlético Mineiro e Flamengo para conquistar o bicampeonato consecutivo da Libertadores

palmeiras libertadores 2021 scaled
Palmeiras foi campeão da Libertadores de 2020 e 2021 (Foto: Divulgação / S.E.P)

Campinas, SP, 25 (AFI) – A América continuou verde em 2021. O Palmeiras conquistou a ‘Glória Eterna’ em um ano que poucos acreditavam. O Verdão deixou o Flamengo no ‘cheirinho’, despachou o Atlético Mineiro e se tornou tricampeão do torneio. Com isso, terá mais uma chance de disputar o Mundial de Clubes, desta vez, em Dubai.

O caminho do Palmeiras começou do jeito que terminou 2020, vencedora. O time conquistou 15 pontos dos 18 disputados na Fase de Grupos, classificou na liderança isolada do Grupo A e teve a segunda melhor campanha, atrás apenas do poderoso Atlético Mineiro, com 16.

Defensa y Justicia, Independiente del Valle e Universitário foram presas fáceis. Ao mesmo tempo, que Atlético Mineiro e Flamengo chamavam para si o protagonismo, ainda mais com Boca Juniors e River Plate sofrendo em seus grupos.

MATA-MATA
O sorteio do mata-mata não favoreceu o Palmeiras desta vez e ‘colocou’ o Flamengo na final. O Mengão pegou o lado ‘fácil’ da chave e fez vale o favoritismo, despachando Defensa y Justicia, Olimpia e Barcelona, todos com extrema facilidade.

O Palmeiras pegou a Universidad Católica, do Chile, e venceu ambas as partidas por 1 a 0. Depois pegou o São Paulo, quem ainda não tinha vencido em mata-matas da Libertadores. O Verdão exorcizou o Tricolor com show de Dudu. Na semifinal, o impossível. Em um jogo considerado perdido, as crias resolveram.

palmeiras libertadores 2021
Palmeiras é campeão da Libertadores

Gabriel Verón, aposta de Abel Ferreira, fez ‘mágica’ contra Nathan Silva e deu para Dudu decidir. O Atlético era o grande favorito, muito por ter eliminado Boca Juniors e River Plate, mas ficou pelo meio do caminho.

Na decisão, a aposta era no Flamengo, já que o Palmeiras vinha em má fase no Brasileirão, mas Abel Ferreira tinha um plano. E o plano do português se transformou em glória. O Verdão dominou o primeiro tempo e saiu na frente com Raphael Veiga.

No segundo tempo, Gabigol empatou e colocou o Flamengo no jogo. A virada parecia uma questão de tempo, mas o jogo foi para prorrogação e quis que o tão criticado Deyverson, outra aposta do treinador, decidisse o embate. Ele aproveitou o erro falta de Andreas Pereira para fazer o gol do título, do bicampeonato consecutivo.

O MAIOR
Com o título de 2021, o Palmeiras chegou a três conquistar e igualou Santos, Grêmio e São Paulo como os maiores campeões da Libertadores. Será que vem mais em 2022?

ARTILHARIA
Se o Palmeiras se destacou como grupo, o Flamengo teve o artilheiro. Gabriel marcou em 11 oportunidades, contra sete de Hulk, do Atlético Mineiro. E os artilheiros são todos ‘brasileiros’. Fred, do Fluminense, fez sete, Borja, do Grêmio, seis, assim como Bruno Henrique, do Mengão, e Rony, do Verdão.

gabigol 1

Gabigol recebe o troféu de artilheiro