Ferroviária-SP 1 x 0 Brasiliense-DF - Com confusão e polêmica, Ferrinha salva a honra paulista e avança na Série D
Com pênalti polêmico convertido por Júlio Vitor, Ferrinha despachou Brasiliense em duelo com paralisação de 20 minutos e briga no final
Araraquara, SP, 18 (AFI) – Com confusão, polêmica e emoção, a Ferroviária garantiu vaga nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Com gol de pênalti de Júlio Vítor, a Ferroviária venceu o Brasiliense por 1 a 0 no estádio Fonte Luminosa, neste sábado e conquistou a vaga.
No jogo de ida, em Brasília, no estádio Defelê, os times empataram sem gols. Na próxima fase, a Ferroviária enfrenta o Esportivo-RS, que eliminou o Santo André neste sábado. O primeiro jogo acontece em Bento Gonçalves (RS) e a volta será na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
FERRINHA FEZ HISTÓRIA
Com a segunda melhor campanha na fase inicial, a Locomotiva quebrou um tabu de jamais ter passado desta segunda fase da Série D. Em 2019 caiu para o Cianorte-PR, e em 2020, foi eliminada pelo Marcílio Dias-SC. Agora, está classificada pela primeira vez na sua história.
Com a eliminação, de Santo André e Portuguesa, a Ferroviária é a única equipe paulista na Série D.
CONFUSÃO
A partida foi bastante nervosa ainda mais quando o árbitro Antonio Marcio Teixeira da Silva assinalou pênalti aos 22 do segundo tempo. O jogo ficou paralisado treze minutos até a cobrança de Júlio Vítor- na Série D não tem VAR nesta fase.
No apito final, os atletas do Brasiliense partiram para cima da arbitragem e a polícia militar teve que conter os ânimos. Alguns jogadores tentaram agredirs membors da comissão técnica da Ferrinha. A PM teve que usar spray de pimenta.
O goleiro Edmar Sucuri, do Brasiliense e o técnico Elano, da Ferroviária, conteram os ânimos no final e amenizaram as cenas lamentáveis em campo.
O JOGO
A Ferroviária teve mais posse de bola e comandou o jogo desde o início do primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, quase abriu o marcador. Alex Murici falhou, Gleyson aproveitou, invadiu a área, mas bateu em cima do goleiro do Brasiliense.
O time paulista criava chances, mas não conseguia ser competente na hora da finalização. Aos 20 minutos, Jefinho teve a chance de abrir o marcador para a Ferroviária, mas desperdiçou.
Após o meio do primeiro tempo, o Brasiliense equilibrou a partida e passou a chegar mais ao gol de Saulo.
Aos 31 minutos, a Ferroviária perdeu mais uma chance, com Gleyson. Após cruzamento da esquerda de Júlio Vítor, ele raspa de cabeça de peixinho e a bola passou perto.
Antes de ir para o intervalo, a Ferroviária chegou mais uma vez. Aos 43, Júlio Vítor entrou pela esquerda e bateu para a defesa de Edmar Sucuri
ETAPA FINAL
O Brasiliense voltou com outra postura e passou a atacar mais a Ferroviária no segundo tempo. O time paulista encontrava dificuldade em chegar ao gol de Edmar Sucuri.
A entrada de Léo Castro no lugar de Jefinho, porém, melhorou o time paulista e logo aos 13 minutos, ele entrou pela direita, bateu cruzado e exigiu boa defesa do goleiro do Brasiliense.
Aos 17, Tobinha partiu pela esquerda, invadiu a área e cruzou, a bola bateu em Bruno Leonardo e quase o zagueiro faz contra para o Brasiliense.
Aos 22, Júlio Vitor arrancou pela esquerda e foi derrubado na entrada da área do Brasiliense. O atacante caiu dentro da área, após dez minutos de paralisação, o árbitro Marcio Teixeira da Silva assinalou pênalti. Treze minutos depois, Júlio Vítor cobrou a penalidade com força e abriu o marcador.
O Brasiliense partiu ao ataque para buscar o empate, mas não conseguiu o objetivo. No final, cenas lamentáveis aconteceram.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Segunda
- Rodada:
- 2ª
- Data:
- 18/09/2021
- Árbitro:
- Antonio Marcio Teixeira da Silva (MG)
- Assistentes:
- Celso Luiz da Silva (MG) Magno Arantes Lira (MG)
- Cartões Amarelos:
- Ferroviária-SP: Bruno Leonardo e Ian Luccas
- Brasiliense-DF: Luan Carlos, Zé Love, Alex Murici, Jorge Henrique, Maicon Assis e Sandy
- Cartões Vermelhos:
- Brasiliense-DF: Lucan Carlos e Maicon Assis
- GOLS:
- Ferroviária-SP: Júlio Vitor35’/2T
- Estádio:
- Fonte Luminosa
- Local:
- Araraquara (SP)