Potiguar: Dois jogos abrem o Campeonato Estadual
O Campeonato Potiguar começa neste sábado com a realização de dois jogos. Na cidade de Parnamirim (distante 18 quilômetros de Natal), o América, um dos 20 times que disputam a Série A do futebol brasileiro, enfrenta o Macau, às 15h30, no estádio Tenente Luís Gonzaga.
O time natalense vem com muitas novidades em relação ao que conquistou o acesso para a primeira divisão no ano passado. Dos atletas que estiveram naquela conquista, destacam-se o meia Souza, o atacante Paulo Isidoro, o lateral Eduardo e o zagueiro Róbson.
O técnico Estevam Soares já definiu a equipe para o jogo deste sábado com Gustavo; Eduardo, Márcio Santos, Róbson e Leandro Sena; Ângelo, Luciano Santos, Ivanildo e Souza; Paulo Isidoro e Dinei. O treinador está improvisando o meia Leandro Sena na ala-esquerda pelo fato de Marcinho se encontrar contundido.
Já o Tubarão da praia tem no comando o experiente Baltazar Germano (com passagens pelo o ABC e América) e conta com a base prata da casa, destaque para o goleiro Pacato (campeão potiguar pelo Coríntians de Caicó, em 2001) e o veterano zagueiro Carlos Mota (ex-América-RN).
Na segunda rodada, o Alecrim recebe o Santa Cruz, em Alto de Rodrigues. O Alecrim tem no elenco praticamente o grupo campeão estadual de juniores do ano passado, mais alguns jogadores experientes como Chapinha, Caquinho, Torona e Pequeno. No Santa Cruz, a arma principal é o técnico, profundo conhecedor e estrategista de futebol. O profissional tem à disposição vários jogadores com passagens pelo América e outros clubes do estado. Destaque para Joelan, Romildo, Júlio César, Paulinho e Didi.
No domingo, mais três jogos completam a primeira rodada. No principal jogo da rodada, ABC e São Gonçalo se enfrentam. O jogo é marcado por muita expectativa por parte da maior torcida do Rio Grande do Norte (a do ABC), que espera por uma redenção do time para conquistar uma vaga na Série C. O clube fez várias contratações, a maioria por indicação do técnico Roberval Davino. Vieram o goleiro França, do Náutico, o artilheiro do Treze Adelino, o ala-esquerda Alessandro, ex-Ponte Preta, o meia Joassis, ex-América e futebol grego, e o atacante Bebeto, do CRB, como os principais destaques.
No São Gonçalo, o treinador Didi Duarte, que no passado fez sucesso como jogador do América e do Alecrim e treinando o ABC, tem um grupo totalmente desconhecido do torcedor norte-rio-grandense.
Em Parnamirim, Potiguar e Assu se enfrentam. Um jogo de duas equipes que se preparam bem para o Estadual, o Potiguar de Parnamirim contratou o ex-jogador Cícero Ramalho, que fez sucesso na boa participação do Baraúnas na Copa do Brasil de 2005, terminando na sétima posição, à época com jogador. O time parnamirinense contratou vários jogadores oriundos do futebol paraibano, como é o caso de Anderson (ex-Nacional de Patos), artilheiro do Paraibano de 2005 com 11 gols, e Ítalo (vindo do Treze).
Outros jogadores que se destacam são: o meia Estevam e o zagueiro Ívisson, ambos emprestados pelo o América-RN, e o veterano Jaime com passagem pelo ABC. No ASSU, o técnico Neto Matias, primo de Souza, conta com uma boa base para mais uma vez surpreender na competição. Entre os conhecidos, estão o zagueiro Pantera, o volante Lano (com passagem pelo
futebol grego), o camaronês Félix Martin, também volante e o velho conhecido Marcelo, um dos maiores artilheiros do estado em atividade.
No terceiro e último jogo do domingo, Baraúnas e Coríntians se enfrentam, na cidade de Mossoró. O Baraúnas é o atual campeão. O tricolor pouco investiu para este ano. O treinador Neto Maradona recebeu alguns reforços já conhecidos do torcedor mossoroense, como são os casos da dupla de volantes Erivan e Jânio, que fizeram sucesso no rival Potiguar, e na frente o paraibano Marcelo Santos (ex-Flamengo) é o destaque.
No Coríntians, o galo do Seridó vai com a prata-da-casa e algumas contratações vindas dos estados de Pernambuco e Piauí, não tem maiores pretenções, apenas se manter.